Menu

Carnaval

Atualizado em 20 de fevereiro de 2012, às 7:30 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Carnaval 2012 – Beija-Flor, enredo

Homenageando os 400 anos de fundação da cidade de São Luís, a Beija-Flor tentará manter o título de campeã do Carnaval do Rio, conquistado em 2011.

Carnaval 2012 – Turismo, atrações, carnaval de rua

[20/02/2012]

Carnaval 2012 Recife e Olinda

[21/02/2012]
385177 carnaval 2012 beija flor enredo Carnaval 2012   Beija Flor, enredoO enredo da Beija-Flor para 2012 é sobre a cidade de São Luís do Maranhão

A Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, está preparando uma grande homenagem para a cidade de São Luís, capital do Maranhão, no Carnaval 2012. A escola, que vai desfilar no dia 19 de fevereiro, com previsão de entrar na Sapucaí por volta das 02h30, escolheu o enredo “São Luís: O Poema Encantado do Maranhão”.

A homenagem para esta importante cidade do litoral nordestino vem em boa hora, já que no dia 8 de setembro de 2012 ela estará comemorando 400 anos de fundação. E para contar um pouco desta história, a agremiação quer levar para a Sapucaí as lendas, os poetas e grandes escritores, o bumba-meu-boi, o carnaval de rua e as músicas de São Luís.

A azul e branca de Nilópolis, na Baixada Fluminense, deve apresentar em seu desfile referências a grandes personalidades da capital maranhaense, como as cantoras Alcione e Rita Ribeiro, o músico Zeca Baleiro, o poeta Gonçalves Dias e os escritores Josué Montello e Ferreira Gullar, além de uma homenagem ao carnavalesco Joãosinho Trinta, que faleceu em dezembro de 2011.

Contando a história

385177 carnaval 2012 beija flor enredo 1 Carnaval 2012   Beija Flor, enredoO carnavalesco Joãosinho Trinta também será homenageado

Para tentar mostrar um pouco da história e de como surgiu a cidade de São Luís, a Beija-Flor está preparando uma réplica da antiga São Luís, que deve chamar bastante a atenção do público, de acordo com Fran Sérgio, carnavalesco da agremiação carioca, que mantém em segredo os detalhes do desfile.

Ele confirma apenas que a Beija-Flor vai levar para a Sapucaí uma série de elementos que remetem a toda a história de São Luís, mostrando desde a chegada de portugueses, franceses e holandesas, ainda no período colonial até o período mais atual, passando pelos escravos e pela intensa miscigenação, bastante característica daquela região do Brasil.

O enredo

385177 carnaval 2012 beija flor enredo 3 Carnaval 2012   Beija Flor, enredoNeguinho da Beija-Flor é o responsável por cantar o samba

O samba-enredo da Beija-Flor para o Carnaval 2012 é de autoria de J. Veloso, Adilson China, Carlinhos do Detran, Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija-Flor, Sílvio Romai, Hugo Leal, Gilberto Oliveira, Ricardo Lucena, Thiago Alves e Romulo Presidente. O intérprete oficial é o famoso Neguinho da Beija-Flor.

“São Luís: O Poema Encantado do Maranhão”

Tem magia em cada palmeira que brota do chão

O homem nativo da terra

Resiste em bravura

A dor da invasão

Do mar vêm três coroas

Irmão seu olhar mareja

No balanço da maré

A maldade não tem fé sangrando os mares

Mensageiro da dor

Liberdade roubou dos meus lugares

Rompendo grilhões, em busca da paz

A força dos meus ancestrais

 

Na casa nagô a luz de Xangô, axé

Mina Jêje em ritual de fé

Chegou de Daomé, chegou de Abeokutá

Toda magia do Vodun e do Orixá

 

Ê rainha o bumbá meu boi vem de lá

Eu quero ver o cazumbá

Sem a serpente acordar

Hoje a minha lágrima transborda todo mar

Fonte que a saudade não secou

Ó Ana assombração na carruagem

Os casarões são a imagem

Da história que o tempo guardou

No rádio o reggae do bom

Marrom é o tom da canção

Na Terra da Encantaria a arte do João

 

Meu São Luís do Maranhão

Poema encantado de amor

Onde canta o sabiá

Hoje canta a Beija-Flor!

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.