Você está em: MundoDasTribos > Especiais > Carnaval > Carnaval 2017 em Cidades Históricas de MG

Carnaval 2017 em Cidades Históricas de MG

Por Redacao

O Carnaval 2017nas Cidades Históricas de Minas gerais promete ser um dos melhores.

O carnaval atrai muitos turistas em diversas partes do país. Quando não há desfiles de escolas de samba, há blocos de rua, trios elétricos, festas diferentes e muita diversão. Em todos os cantos do país há uma comemoração diferente que faz o maior sucesso, como é o caso do carnaval das Cidades Histórias de Minas Gerais. Essa é uma festa que reúne muitos municípios do estado, veja como funciona.

Carnaval Cidades Histórias – MG

O carnaval das cidades histórias atrai turistas tanto brasileiros quanto estrangeiros. Acontece em seis municípios e possui atrações baianas e sertanejas, além de blocos tradicionais. O evento se iniciou em 2011 e segue até os dias atuais contando com o reforço de municípios para atrair mais pessoas para o estado.

A realização do projeto foi possível através da parceria do governo de Minas Gerais, através das secretariais estaduais de Turismo e Cultura. Com essa parceria, os custos do evento agora veem de patrocínio privado, e visa melhorar a infraestrutura para os moradores locais e turistas, aumentando a segurança e o transporte disponível no evento.

Cidades Histórias do Carnaval

A iniciativa do Carnaval das Cidades Históriastem como objetivo ainda valorizar o patrimônio cultural das cidades e mostrar a todos a beleza que o estado possui. Isso atrai inúmeros turistas que vão para se divertir, mas também aproveitam para visitar os pontos turísticos mais falados.

As cidades histórias que tanto nos referimos e que abrangem o carnaval são: Diamantina, Ouro Preto, São João Del Rei, Sabará, Tiradentes e Mariana. As atrações do carnaval de 2017 ainda não foram divulgadas, mas é esperada muitas atrações gratuitas para o público.

Como foi o carnaval das Cidades Histórias em 2016

Esse ano dois carnavais das Cidades Históricas tiveram o seu investimento diminuído devido a carência de verbas municipais. Diamantina e Ouro Preto tiveram a sua programação reduzida, com expectativa de receber 15 mil pessoas, contra 40 mil que já participaram do evento antes.

Mesmo sendo muito conhecido, o Carnaval das Cidades Históricas ultimamente tem recebido no máximo 25 mil pessoas, devido a forte divulgação do carnaval de Belo Horizonte e outras regiões. As atrações em Diamantina ficaram concentradas na praça do Mercado Velho e na Rua da Quitanda.

Diminuição dos recursos em Ouro Preto para o carnaval

Ouro Preto sofreu ainda mais com a falta de verba do que Diamantina. Não ocorreu os desfiles das escolas de samba, e os blocos saíram às ruas apenas contando com seus próprios recursos. Ainda assim o carnaval recebeu muitas pessoas, devido às festas de repúblicas que são pagadas.

Isso mostra que menos com poucos recursos as pessoas vão ao carnaval de Ouro Preto para conhecer as belezas que a cidade tem a oferecer.

Como ir ao carnaval das Cidades Histórias

Você deve estar presente na cidade no dia dos desfiles e das festas. A programação é divulgada pela prefeitura local com todas as atrações. Se preferir, ainda pode adquiri um pacote em uma agência de viagens, eles são bem mais em conta do que comprar passagem aérea e diária separadas. Se tiver sorte, o pacote ainda poderá incluir passeio a algum ponto turístico da região.

O melhor de tudo é que você pode comprar o pacote e ajustá-lo para o dia desejado, ou seja, no carnaval. Entre em contato com as agências de viagem e veja quais são suas respectivas opções. Antes de viajar, vá preparado com a lista de todos os pontos turísticos que deseja conhecer e um mapa, assim você economiza tempo com bobagens e pode aproveitar a folia e o passeio. Não deixe de conferir as belezas do local.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *