Cáries em crianças: como evitar

PUBLICIDADE
É importante ensinar hábitos de higiene às crianças para evitar cáries

É comum as crianças desenvolverem cárie nos dentes, pois elas consomem muitos alimentos doces e não fazem a escovação como deveriam. As cáries acontecem devido à ação das bactérias, que atuam de uma forma capaz de corroer toda a estrutura dos dentes. Mas é possível evitar que elas apareçam, com alguns cuidados preventivos os dentes podem ficar livres desse fantasma.

A prevenção pode começar já na barriga da mãe, pois ela deve evitar comer muitos doces e manter uma alimentação mais nutritiva com frutas, legumes, leite e seus derivados.  Mas, mesmo depois do bebê nascer os cuidados devem continuar, confira algumas práticas que são essenciais para prevenir as cáries.

Dicas para evitar cáries em crianças

PUBLICIDADE

Não deixe a criança tomar leite antes de deitar sem escovar os dentes;

Não deixe a criança com a mamadeira por muito tempo, principalmente se tiver algum líquido doce;

A escovação deve ser feita sempre que a criança comer, pois os restos de alimentos que ficam na gengiva formam uma fina camada que gruda no dente formando a placa bacteriana;

Segundo estudos realizados por vários dentistas, as cáries e os problemas gengivais são os maiores causadores de perda dos dentes;

PUBLICIDADE

As visitas periódicas ao dentista ajudam a detectar qualquer pontinho que possa ser cárie e ser tratado a tempo.

É indispensável tratar os dentes de leite, confira por que.

PUBLICIDADE

– Eles abrem caminho para a dentição permanente indicam a posição dos dentes para que nasçam na posição correta;
– Estimulam o crescimento do osso que tem como função sustentar os dentes;
– Tem papel fundamental na mastigação;
-Ajudam na estética e na articulação das palavras.

Visitas regulares ao dentista, ajuda a prevenir cáries

As cáries provocam sérios problemas nas crianças, e se não forem tratadas elas podem prejudicar a fala, dar problemas de audição, baixa autoestima e ainda provocar a perda do dente.

As crianças devem ser educadas de forma que a higiene dos dentes deve ser prioridade. A escovação deve ser feita periodicamente, ou seja, toda vez que a criança ingerir algum alimento. A limitação de doces também ajuda a evitar as cáries, visto que o açúcar já é encontrado em alimentos naturais como as frutas e sucos.

PUBLICIDADE

As crianças costumam aprender imitando os adultos, por isso se os pais tiverem o hábito de escovar os dentes com frequência, a criança também o terá. Outro indicativo muito importante é o uso do fio dental, as crianças devem ser orientadas a usá-lo sempre que for escovar os dentes retirando assim todo resíduo que poderia ficar ocasionando a cárie.

A escova de dente deve ser macia e o creme dental deve ser adequado para crianças, evitando que a mesma o engula. Se isso acontecer à criança deve escovar os dentes sem pasta. Observando estes cuidados é possível que a criança não tenha cáries e possa estampar o seu sorriso sem preconceito.

As crianças imitam os pais, por isso ter bons hábitos de higiene é indispensável

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Meu filho tem 5 anos, e nunca gostou de escovar os dentes! Hoje ele está com duas cáries enormes no cantinho da boca, onde quase a escova não vai! Não sei o que fazer, porque já mais ele vai querer sentar em uma cadeira de dentista pata fazer uma obturação.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.