Menu

Culinária

Atualizado em 18 de setembro de 2012, às 14:25 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cardápio para o chá de cozinha: dicas

Confira dicas de cardápio para o chá de cozinha. Veja também a receita de mini quiche vegetariano, ideal para essa ocasião.

O chá de cozinha ou chá de panela é a tradicional reunião feita pela noiva e pelas amigas para entregar presentes para a nova casa e fazer brincadeiras. Durante esse momento de diversão e descontração, os comes e bebes são indispensáveis. Pesando nisso, selecionamos dicas de cardápios para o chá de cozinha. Confira.

513765 O chá de cozinha é um momento muito especial na vida da noiva Foto divulgação. Cardápio para o chá de cozinha: dicas O chá de cozinha é um momento muito especial na vida da noiva (Foto: divulgação).

Chá de cozinha

O chá de cozinha é mais um momento muito especial na vida da noiva. É um evento onde as mulheres se reúnem para presentear a noiva com coisas básicas para sua casa nova e ao mesmo tempo fazem brincadeiras com a noiva. Este também é um momento de colocar as novidades em dia, vale falar dos preparativos do casamento e de muitos outros assuntos.

Trata-se de um momento de confraternização entre amigas. E para deixa-lo ainda mais agradável, é necessário servir bem as convidadas. Para isso é preciso caprichar no cardápio escolhido, de forma que agrade a todas.

513765 Os comes e bebes são indispensáveis para os chás de cozinha Foto divulgação. Cardápio para o chá de cozinha: dicas Os comes e bebes são indispensáveis para os chás de cozinha (Foto: divulgação).

Veja também como organizar um chá de panela ou cozinha 

Dicas de cardápio para chá de cozinha

1. Dê preferência para salgados assados ao invés de fritos. Os quiches, tortas, salgadinhos de forno, torradas com patê são ótimas opções de escolha;

2. Para os doces, evite fazer pratos muito elaborados com recheios e coberturas. Prefira as opções com frutas e cereais;

3. No cardápio das bebidas não pode falta suco, água e refrigerantes. Porém, o mais indicado é dar preferência para os sucos naturais;

4. Uma mesa de frios com queijos, presuntos e outros também é uma excelente opção para o chá de cozinha;

5. Os bolos doces como os de chocolate ou recheados com frutas são sempre bem vindo. Os copos com doces também são ótimas opções de escolha.

Receita de mini quiche vegetariano para chá de cozinha

1. Ingredientes

  • Massa: 150g de margarina light sem sal, 1 pitada de sal e 1 e meia xícara de chá de farinha de trigo.
  • Recheio: 3 colheres de sopa de azeite, 2 tomates, 1 couve-flor, 1 brócolis, 1 cebola, 1 dente de alho, 1 pimentão amarelo, 1 pimentão vermelho, 1 lata de creme de leite light, 200g de palmito picado, sal e pimenta a gosto.
  • Cobertura: 4 ovos, 1 pacote de queijo cottage e 1 lata de creme de leite.

2. Modo de preparo

  • Massa: Coloque a margarina e o sal em uma vasilha. Adicione a farinha até dar ponto na massa. Se necessário adicione um pouco de água. Deixe a massa descansar por alguns minutos.
  • Recheio: corte os ingredientes em cubos e refogue-os em uma panela. Depois de refogado, adicione o creme de leite.
  • Cobertura: bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura cremosa.
  • Para polvilhar: 2 colheres de sopa de queijo ralado.

3. Montagem

Abra a massa sobre a mesa. Forre as forminhas untadas com óleo e farinha e coloque a massa. Em seguida jogue o recheio, a cobertura e por fim o polvilhe com o queijo ralado. Asse em forno médio por 30 minutos ou até a cobertura ficar firme e dourada.

513765 O mini quiche vegetariano é uma ótima receita para chá de cozinha Foto divulgação. Cardápio para o chá de cozinha: dicas O mini quiche vegetariano é uma ótima receita para chá de cozinha (Foto: divulgação).

Veja também Buffet para chá de cozinha 

O chá de cozinha é uma data muito especial que deve ser planejado com muito carinho e cuidado com os detalhes. Os comes e bebes são indispensáveis nessa ocasião de confraternização entre a noiva e as amigas. Vários cardápios para chá de cozinha podem ser montados, o ideal é dar preferência para comidas mais leves e simples.