Menu

Saúde

Atualizado em 10 de julho de 2012, às 14:12 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Caqui, conheça os benefícios

O consumo moderado do caqui pode ajudar no emagrecimento e na manutenção da saúde.
17639 Caqui conheça os benefícios 1 Caqui, conheça os benefíciosO caqui faz bem para a saúde (Foto: Divulgação)

 

Durante o período de março a maio o caqui estará disponível para consumo novamente, pois é na estação do outono que se pode encontrá-loem abundância. Essa fruta é muito rica em antioxidante, que auxilia na manutenção das células do organismo, para que permaneça saudável.

O caqui é uma fruta rica em antioxidante, que ajuda na manutenção das células do organismo, para que permaneça saudável. De acordo com os resultados de algumas pesquisas realizadas em laboratórios que tiveram o caqui como fonte de estudo, a reduz cerca de 90% na redução de danos causados pelos radicais livres, isto indica a sua importância na prevenção de placas de gordura nas artérias e males como o câncer.

Saiba mais sobre: Alimentos que limpam o organismo

Essa prevenção só e possível devido aos carotenóides, pigmentos avermelhados da fruta, que estimulam a comunicação entre os tecidos celulares evitando que se multipliquem. Entre os carotenóides há o betacaroteno (vitamina A) que protege o sistema imunológico, afasta problemas cardiovasculares e preserva a saúde dos olhos. Outra substância é o licopeno, eficaz contra os efeitos de oxidação. Outra boa notícia envolvendo o caqui é que ele possui vitamina C e é rico em fibras, que contribui para o bom funcionamento do intestino e, por isso, ajuda a emagrecer.

Leia também: Caqui, conheça os benefícios

 

Caqui: conheça os mais populares

Para quem não conhece, a fruta tem muitas variedade, sendo que as mais populares são:

- Rama forte – vermelho e achatado, molinho.

- Tuyu – crocante e docinho.

- Giombo – oval e firme.

 

17639 Caqui conheça os benefícios 2 Caqui, conheça os benefíciosA fruta é saborosa e pode ajudar no emagrecimento (Foto: Divulgação)

 

Caqui: dicas para compra a consumo

Quando chegar ao mercado compre o caqui firme, meio verde, de cor uniforme e sem rachaduras aparentes. Essa fruta é muito sensível, por isso a venda é feita em embalagens reforçadas, por conta da delicadeza da casca, que é fina e a polpa mole (quando o caqui está maduro).

A fruta deve ser armazenada na geladeira por no máximo cinco dias. Se ainda estiver verde, a dica é embrulhá-la em folhas de jornal para acelerar o amadurecimento. Outro detalhe importante é lavar a fruta só na hora de comer.  Apesar do caqui ajudar no emagrecimento, ele deve ser consumido com moderação, pois é muito calórico (71 calorias a unidade), além de ter uma alta quantidade de glicose e frutose.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.