Sustentabilidade

Captação de água da chuva com garrafa pet

Por Isah

A captação de água da chuva com garrafa pet já é uma realidade que promete tornar a sua residência mais sustentável. Vários projetos estão sendo desenvolvidos pelo mundo com o objetivo e promover o reaproveitamento deste recurso natural.

Captação de água da chuva com garrafa pet. (Foto: Divulgação)

Cerca de 70% da superfície terrestre é formada por água. Deste percentual, 97,5% está concentrado nos oceanos e 1,5% nas geleiras. Desta forma, somente 1% de toda água do planeta está apta para o consumo dos seres vivos.

A falta de consciência ambiental vem ameaçando a quantidade de água potável da Terra. Os lagos e os rios sofrem constantemente com os males da poluição, além do que as pessoas não possuem o hábito de evitar o desperdício de água no dia-a-dia.

Quem realmente deseja ter uma postura sustentável não deve apenas evitar o desperdício, mas também reaproveitar a água da chuva. O líquido pode ser usado para regar as plantas, lavar o quintal, lavar o carro, tomar banho, lavar roupa, entre outras funções.

Muitas pessoas estão até dispostas a usar a água da chuva, mas não sabem como cria um sistema de captação barato e viável. Esta questão, por sua vez, pode ser solucionada com as garrafas PET.

Veja também: Reaproveitar água da chuva em casa: dicas

Formas de captação de água da chuva com garrafa pet

A garrafa PET nada mais é do que uma embalagem de plástico, usada para armazenar refrigerante. Ela pode ser reciclada de diversas maneiras,  inclusive através da criação de um sistema de captação de água da chuva.

Confira a seguir alguns projetos interessantes de captação de água da chuva com garrafa pet:

Sistema Rain Drops. (Foto: Divulgação)

Rain Drops

O Rain Drops é um sistema inovador e ecologicamente correto. Ele foi o grande vencedor do ‘Design for poverty international contest’ (Concurso Internacional de Design para a Pobreza), promovido pelo blog Yanko Design. A ideia consiste em conectar as garrafas em um grande tubo, que é instalado para levar a água do telhado para o dreno. As garrafas, por sua vez, são usadas para armazenar a água que flui através da calha.

Bas van der Veer

Outra forma de usar garrafas pet para captar água da chuva é o Bas van der Veer, um projeto criado por um designer holandês. O sistema nada mais é do que uma canaleta que armazena até 5 litros. Como não está disponível à venda no Brasil, a ideia pode ser recriada com PET.

Petal Drops para captar água da chuva. (Foto: Divulgação)

Petal Drops

O Petal Drops é mais um recurso usado para capitar água da chuva com pet. Trata-se de um funil, fabricado com polipropileno (PP) sustentável, que encaixa perfeitamente na boca da garrafa. Quando chover, basta deixar as embalagens de plástico ao ar livre.

Aproveite as ideias apresentadas, afinal, você não precisa gastar dinheiro adquirindo um tanque de armazenamento. Crie o seu próprio sistema de captação de água da chuva com garrafa pet e colabore com a preservação do planeta.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *