Menu

Brasil

Atualizado em 16 de julho de 2008, às 16:12 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Capoeira: Patrimônio Cultural Brasileiro

roda de capoeira Capoeira: Patrimônio Cultural Brasileiro

A capoeira já se tornou uma arte presente na vida de muitos brasileiros, eu inclusive já pratiquei por alguns anos a Capoeira, que surgiu nos guetos negros há mais de um século.

Neste terça-feira a Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, decisão tomada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que é constituido por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, a decisão ocorreu no Palácio Rio Branco, em Salvador.

No mesmo local foi inaugurada algumas atividades relacionadas a capoeira como: exposição Rodas de Capoeira, com pinturas, esculturas em barro, instrumentos musicais, xilogravuras e folhetos de cordel.

A capoeira agora se tornou a 14ª expressão artística do Brasil, sendo registrada como patrimônio imaterial. A diferença para patrimônio material como edifícios históricos é que este registro esta voltado para as ações de apoio às condições sociais, materiais, ambientais e de transmissão, possibilitando assim que esse tipo de cultura continue sendo preservado e continue existindo.

Confira abaixo um vídeo de uma Roda de Capoeira.