Você está em: MundoDasTribos > Hypes > Brasil > Capoeira: Patrimônio Cultural Brasileiro

Capoeira: Patrimônio Cultural Brasileiro

Roda de Capoeira

A capoeira já se tornou uma arte presente na vida de muitos brasileiros, eu inclusive já pratiquei por alguns anos a Capoeira, que surgiu nos guetos negros há mais de um século.

Neste terça-feira a Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, decisão tomada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que é constituido por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, a decisão ocorreu no Palácio Rio Branco, em Salvador.

No mesmo local foi inaugurada algumas atividades relacionadas a capoeira como: exposição Rodas de Capoeira, com pinturas, esculturas em barro, instrumentos musicais, xilogravuras e folhetos de cordel.

A capoeira agora se tornou a 14ª expressão artística do Brasil, sendo registrada como patrimônio imaterial. A diferença para patrimônio material como edifícios históricos é que este registro esta voltado para as ações de apoio às condições sociais, materiais, ambientais e de transmissão, possibilitando assim que esse tipo de cultura continue sendo preservado e continue existindo.

Confira abaixo um vídeo de uma Roda de Capoeira.

Recomendado para você
Brasil

Bolsa Escola – Como Receber o Bolsa Escola

Brasil

2ª Via Telemar – Segunda Via Conta OI

Brasil

2 Via Celpe Pernambuco

Brasil

Como saber número Pis Pasep

Comentários
  1. domelhor.net disse:

    Capoeira: Patrimnio Cultural Brasileiro…

    A capoeira j se tornou uma arte presente na vida de muitos brasileiros, eu inclusive j pratiquei por alguns anos a Capoeira, que surgiu nos guetos negros h mais de um sculo….

  2. Usuário mundodastribos no diHITT disse:

    Capoeira: Patrimônio Cultural Brasileiro …

    A capoeira já se tornou uma arte presente na vida de muitos brasileiros, eu inclusive já pratiquei por alguns anos a Capoeira, que surgiu nos guetos negros há mais de um século….

  3. rafael leme disse:

    Parabéns aos mestres merecedores desse dia tão especial, e aos verdadeiros mestres que ja se foram, que lutaram tanto por essa cultura.
    Só espero que as gerações futuras mantenham as tradições, coisa que, de certa forma já está sendo esquecida. A roda de capoeira é um momento de muito respeito, não isso que agente vê em muitos lugares, nesse vídeo mesmo, um rapaz quase aplicou um golpe de Jiu Jitsu, só não aplicou porque interferiram. Quem aplicaria esse golpe ?
    Bimba ? Pastinha ? Canjiquinha ? João pequeno ? Traíra ? Caiçara ? joão Grande ?
    A Roda de Capoeira, é uma celebração, tem que ser respeitosa mas com muita mandinga e espírito !
    Parabéns a verdadeira capoeira, e aos verdadeiros capoeiristas, que mantém a tradição de nossos VERDADEIROS mestres !

  4. Paulo Lima disse:

    Rafael, muito bom comentário.

    Complementou bastante ou contéudo original do texto.

    Abraços !

  5. kayky disse:

    a capoeira um tempo magnalizada
    foi as rua por a negra sabendo q era proibida um tempo ]
    mas não deixo momento neuma a capoeira d lado
    assim hj a capoeira tah ai ne nas faculdade na escola delegacia
    nas igreja tipo assim um arté e um arma q nos temos no sangue valiosa
    eu peço a galera ai q curta a capoeira amar vamos da mas valor galera uma arteq e nossa brasileira e esta arte e nossa ai nos não vamos deixar a capoeira acaba não
    um abraço q deus elumine o nosso caminho
    fica com deus abraço ok
    esta e a minha ideia no mundo da capoeira xé
    pernalonga capoeira aluno de alan ferrradura

  6. Fabiana disse:

    Tbém sou capoeirista aluna de Mestre Museu,Grupo “Artes das Gerais”,B.H.e realmente hoje são poucos os grupos que respeitam a origem a capoeira com uma roda onde todos se respeitam.Hoje vc tem que pensar muito se entra ou não em uma roda de outro grupo, a capoeira se modernizou muito fazendo parte dela golpes de outras lutas e que acaba gerando brigas.

  7. Douglas Daniel disse:

    Nada do que justo essa conquesta, afinal é desde da época da princesa Isabel que o povo negro vem buscando o seu espaça atraves da cultura Afrodecedente,como:musica, teatro,capoeira angola,regional e comtepôrania, candomblé e apresentação de misas africana coisas que estavam ficando um pouco esquecido pelo povo que são atolado por desemprego e desegualdade social, agora quero ver fala se a cultura afro é informal .Mais o negro é forte lutamos e comquistamos,quando aconteceu eu estava em BH foi um movimento só na cidade todos rsrsrs e se abraçavam na praça 7 ,meu Mestre Faisca aqui no ES ficaram todos alegre.
    Gagão
    Raiz do Força Serra-ES

  8. laura disse:

    muito show,
    isso esta quebrando os precomsseitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *