Menu

Saúde

Atualizado em 24 de setembro de 2011, às 10:40 por Marília F. Silva
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Candidíase: entenda melhor essa doença

Sete em cada dez mulheres são afetadas pela candidíase. É uma doença provocada por fungo, suas manifestações podem ser em diferentes.

272198 higiene intima da mulher 6393404 4373 Candidíase: entenda melhor essa doença

Sete em cada dez mulheres são afetadas pela candidíase. É uma doença provocada por fungo, suas manifestações podem ser em diferente em várias pessoas, mas geralmente provoca grande desconforto vaginal, região onde é mais afetada. Para saber mais sobre a doença e saber com o evitá-la confira a matéria abaixo.

O que é?

É uma infecção provocada pelo fungo Cândida sp. Embora a vagina seja o lugar mais afetado, a doença também pode ser abrigada na boca, e dificilmente no esôfago, provocando uma inflamação desse órgão.

Origem

A Candidíase se manifesta e começa a crescer quando a resistência do organismo diminui ou quando o calor está excessivo. É por isso que depois de um resfriado e durante a menstruação, por exemplo, é mais comum a doença se manifestar. O uso diário de protetor de calcinha também pode ser um grande vilão, pois, abafa a região deixando-a mais úmida.

Como a doença se revela?

Por meio de um corrimento, coceira vaginal e ardor na hora de urinar.

Sintomas

É um corrimento espesso, normalmente acompanhado de irritação e coceira excessivas. A doença pode ser observada eventualmente no companheiro sexual, o qual demonstra manchas avermelhadas no órgão reprodutor. Desse modo, é uma doença sexualmente transmissível, geralmente a doença possui o órgão genital como único reservatório, pois, é muito difícil sobreviver fora dele.

Prevenção

Dormir bem, reduzir o estresse, uma boa alimentação diariamente, exercitar frequentemente, estas são algumas das formas de precaver o ataque do fungo causado pela doença.

Tratamento

Procure primeiramente um ginecologista, o qual irá fazer o diagnóstico. Geralmente o tratamento é realizado por remédios a base de antifúngicos por via oral ou cremes para uso exclusivo, durante3 a7 dias. Em alguns casos o médico pode receitar os dois. Fazer uma dieta especial, também ajuda a recuperar a saúde e a reconstruir o sistema imunológico.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.