Menu

Turismo

Atualizado em 10 de dezembro de 2012, às 12:00 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cancelar viagem pela CVC

Para solicitar o cancelamento de uma viagem, é necessário voltar a ler as cláusulas do contrato e verificar as condições.

As pessoas costumam planejar a viagem com certa antecedência, com o objetivo de garantir bons lugares nos voos e nos hotéis. Contudo, um imprevisto pode surgir e gerar a necessidade de cancelar o pacote, que já estava sendo pago.

550397 Cancelar viagem pela CVC 2 Cancelar viagem pela CVCAo cancelar a sua viagem, o turista deve tomar algumas providências. (Foto:Divulgação)

Vários fatores podem fazer o turista cancelar a sua viagem, como doença, morte de um ente querido, compromisso inesperado no trabalho, epidemia, desastres naturais, entre outros. Diante de uma impossibilidade, o viajante precisa voltar a ler o contrato do pacote turístico para avaliar quais são os critérios para o cancelamento.

No contrato há todas as cláusulas impostas pela agência de turismo, inclusive no que diz respeito à desistência, transferência e cancelamento. Os requisitos também não podem ser tão abusivos, devem estar de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor.

Leia mais: Saiba como fazer cancelamento de voo Gol

O cancelamento de um pacote CVC

A CVC é uma empresa séria, que há anos trabalha no mercado de turismo vendendo pacotes nacionais e internacionais. Tanto nas compras pela internet como também nas lojas físicas, o turista tem acesso ao contrato e deve estar de acordo com as condições gerais para de fato comprar a sua viagem.

Em caso de cancelamento, a CVC faz o reembolso do valor devido ao contratante, calculado sobre o total que foi recebido até aquele momento. Serão ainda deduzidas as despesas administrativas do valor total cobrado pelo pacote turístico, ou seja, taxas de multas que serão descontadas do reembolso ou cobradas.

550397 Cancelar viagem pela CVC Cancelar viagem pela CVCAs cláusulas do contrato devem ser lidas com atenção (Foto:Divulgação)

Veja a seguir as taxas e multas cobradas, considerando a data do início da viagem:

- Com 30 dias ou mais: 10%

- Com 29 até 21 dias: 15%

- Com 20 até 07 dias: 20%

- Com menos de 07: 20%.

Ao cancelar a viagem pela CVC com menos de sete dias da data de início, o contratante não arca apenas com a taxa administrativa, mas também com as multas cobradas pelas empresas fornecedoras, como transportadoras, restaurantes e hotéis. Isto acontece porque a empresa contratada trabalha apenas como intermediária dos serviços.

Com tantas taxas e multas cobradas para fazer o cancelamento da viagem, com certeza o consumidor terá dificuldades para ter o seu valor reembolsado pela empresa.

O que diz o Procon?

550397 Cancelar viagem pela CVC 1 Cancelar viagem pela CVCA empresa contratada tem direito de cobrar multas e descontar os custos. (Foto:Divulgação)

O Procon recomenda que o consumidor entregue um protocolo com o pedido de cancelamento por escrito a agência de viagens e que verifique as cláusulas de rescisão contratual. A empresa contratada tem o direito de cobrar multas e descontar os custos, porém a quantia que já foi adiantada deve ser devolvida, com as devidas correções.

Veja também: Viajar com dólar em alta: dicas