Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Campanha para impedir bloqueio do WhatsApp no Brasil

Campanha para impedir bloqueio do WhatsApp no Brasil

Por Isah

A Campanha para impedir bloqueio do WhatsApp no Brasil está mobilizando milhares de brasileiros na internet, que não querem perder o livre acesso ao mensageiro instantâneo. Leia a matéria e entenda melhor como está sendo realizado esse protesto.

Campanha para impedir bloqueio do WhatsApp no Brasil. (Foto Ilustrativa)

O WhatsApp se destaca como um dos aplicativos mais baixados do Brasil. Esse app permite a troca de mensagens de texto, áudio e imagens de forma ilimitada e totalmente gratuita, desde que o usuário esteja conectado à internet. No mundo, há quase 1 bilhão de pessoas utilizando o app de comunicação e isso tem causado sérios prejuízos para as operadoras de telefonia móvel.

Leia mais: WhatsApp pode sair do ar em todo o Brasil: Entenda o caso

Campanha para impedir bloqueio do WhatsApp no Brasil

As operadoras estão querendo bloquear os recursos de voz do aplicativo. (Foto Ilustrativa)

As principais empresas de telecomunicação do Brasil (Vivo, Tim, Claro e Oi) estão se mobilizando para criar uma petição contra o WhatsApp. Elas alegam que o aplicativo está desencadeando sérios prejuízos financeiros.

Campanha contra o bloqueio

Na contramão das operadoras de telefonia móvel, há associações que estão instigando a Campanha para impedir bloqueio do WhatsApp no Brasil. Essas entidades do PROTESTE encaminharam para a 3ª Câmara de Consumidor e Ordem Econômica da Procuradoria da República uma representação, ou seja, um pedido para que as práticas das operadoras sejam apuradas ao invés de simplesmente bloquear o WhatApp.

Você pode assinar uma petição para não calar o WhatsApp. (Foto Ilustrativa)

O PROTESTE quer abrir um inquérito para que as empresas de telefonia tenham as suas práticas apuradas com mais rigor. As operadoras, por sua vez, pedem a limitação, bloqueio ou cobrança de taxas pelos serviços do WhatsApp.

Veja também: 12 coisas sobre o WhatsApp que você precisa saber

Petição contra o bloqueio do WhatsApp

A petição online, que recebeu o nome de “Não calem o WhatsApp”, está em busca de milhares de assinaturas. Se você quer que todos os recursos do aplicativo sejam mantidos gratuitamente, então clique aqui para assinar o abaixo-assinado.

O grupo Proteste resolveu criar a petição pois acredita que as exigências das operadoras afrontam o Marco Civil da Internet. Os argumentos das entidades participantes também são amparados pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Lei Geral de Telecomunicações.

Essa petição vai contra o desejo das operadoras. (Foto Ilustrativa)

Entenda a polêmica

De modo geral, as operadoras querem que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tome providências com relação a oferta de serviços gratuitos do WhatsApp, em especial o recurso que permite a troca de mensagens de voz. Elas alegam pagar tributos ao Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), enquanto o WhatsApp não faz isso.

Saiba mais: WhatsApp: o que é, como usar

E aí? O que você acha da Campanha para impedir bloqueio do WhatsApp no Brasil? Se você defende o uso do app, então assine a petição. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja outras notícias sobre tecnologia.

 

Recomendado para você
Tecnologia

Instagram Direct: como usar, saiba mais

Tecnologia

Vírus no Whatsapp: Prevenção, Como Remover o Vírus

Tecnologia

Facebook login, como entrar no facebook.com.br

Tecnologia

Sky Pré-Pago Onde Comprar, Quanto Custa, Assinatura

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *