Menu

Saúde

Atualizado em 26 de abril de 2011, às 18:41
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Campanha de Vacinação Contra Gripe

campanha de vacinação contra gripe1 Campanha de Vacinação Contra Gripe

A campanha de vacinação contra a gripe começou dia 25/04 segunda-feira em todo o País, portanto os idosos com mais de 60 anos, indígenas, gestantes, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos e os profissionais da área da saúde tem até 13 de maio para se vacinarem contra a gripe.

A vacina distribuída vai proteger contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1), a ação esta envolvendo cerca de 65 mil postos pelo País,  e pretende imunizar 23,8 milhões de pessoas ou seja, 80% do público alvo, distribuindo 32 milhões de doses da vacina, sendo esta gratuita e encontrada nos postos de saúde do seu município, participe com saúde não se brinca.

campanha de vacinação contra gripe2 Campanha de Vacinação Contra Gripe

Foi escolhido esse público alvo segundo o governo por ser mais comum o surgimento de complicações da infuenza como pneumonias bacterianas, agravamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e cerca de 75% das infecções respiratórias acontecem relacionadas com o vírus influenza.

Quando for vacinar seu filho o Ministério da Saúde orienta que os levem duas vezes aos postos de vacinação para a aplicação de meia dose de cada vez, é essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dosagem, as gestantes podem ser vacinadas em qualquer momento da gestação se problema algum. Os idosos com mais de 70 anos estão incluídos em um grupo considerado vulnerável para a doença, portanto não deixem de comparecer aos postos para tomar a dose de imunização.

Apenas não serão imunizadas pessoas com alergia à proteína do ovo, pessoas com deficiência na produção de anticorpos por causa de problemas genéticos e imunodeficiência.

A Unifesp está cadastrando voluntários para um estudo que tem como a finalidade de desenvolver uma nova vacina para maior proteção contra a gripe H1N1 e outros vírus que podem circular neste período de inverno.

As pessoas que desejarem contribuir se voluntariando devem ter idade entre 18 e 70 anos com histórico de doenças cardíacas ou hipertensão arterial que ainda não tenham tomado vacina contra H1N1 ou que tenham tomado a vacina há mais de 90 dias.

Os voluntários terão acompanhamento médicos especializados através de uma consulta e receberão a vacina gratuitamente tendo a oportunidade de serem acompanhados sem nenhum custo.

As inscrições para o voluntariado podem ser feitas até o final de julho através do telefone (11) 5579-0400 falando com Fabíola ou Fernanda nos horários das 8h30 às 17h de segunda a sexta-feira ou pelo e-mail regulatorio.nupeq@gmail.com.

campanha de vacinação contra gripe Campanha de Vacinação Contra Gripe

Esclarecei algumas duvidas que possam surgir na cabeça do leitor (a) quanto à gripe, pois acredito que sejam comuns esses tipos de questionamentos.

Gripe e resfriado são a mesma doença?

Não, a gripe é causada pelo vírus da Influenza e provoca febre alta, dores pelo corpo deixam o indivíduo acamado, sua recuperação completa pode durar até uma semana podendo se agravar se ocorrer o aparecimento de  pneumonia que em alguns casos  pode até matar. O resfriado é causado por muitos outros tipos de vírus, os sintomas são parecidos porém muito mais leves, suaves e com menor duração provoca tosse, dor de garganta, dor no corpo, etc

A vacina contra gripe funciona e é segura ?

A vacina contra gripe é eficaz em cerca de 89% dos casos desde que tomada na época necessária. Ela é segura sendo usada em todo o mundo sem causar reações colaterais graves.

Por quanto tempo dura a imunização depois de tomar a vacina ?

O virus da gripe sofre mutação a cada ano portanto este é o prazo da sua imunização.

Para maiores esclarecimentos entre no site: http://www.vacinacontragripe.com.br/faq.htm , nele voce encontrará muito mais perguntas que podem sanar suas dúvidas.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.