Menu

Decoração

Atualizado em 8 de maio de 2012, às 8:30
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Caminhos para jardim: dicas, fotos

O caminho é um percurso demarcado para passagem, permitindo assim um delicioso passeio pelo jardim.
441715 Caminhos para jardim dicas fotos 11 Caminhos para jardim: dicas, fotosO caminho ajuda a tornar o jardim mais aconchegante charmoso.

O jardim é um espaço de descanso dentro da residência, sendo assim um lugar perfeito para relaxar e estabelecer contato com a natureza. Este espaço, normalmente situado ao ar livre, é marcado pela presença de várias árvores, canteiros e plantas cultivadas em vasos.

Recentemente o jardim tem incorporado novas tendências, contando com recursos mais sofisticados no que diz respeito à iluminação e irrigação. No entanto, alguns elementos decorativos tradicionais continuam marcando presença no jardim moderno e embelezam o trecho de natureza dentro de casa, como por exemplo, o caminho.

O caminho funciona como uma trajetória demarcada dentro do jardim, capaz de mostrar o percurso que deve ser feito para contemplar a beleza do paisagismo. Responsável por dar um toque de charme na decoração do jardim, o caminho completa com louvor a paisagem do ‘canto verde’ da casa.

Há várias formas de fazer o caminho do jardim, mas para obter bons resultados, é necessário elaborar um projeto paisagístico que considere a existência do trecho dialogando com as árvores e flores. Antes de definir a área de passagem e desenhar o caminho, é fundamental conhecer a proposta do jardim.

Saiba mais: Decoração de jardim externo

Como fazer o caminho do jardim?

441715 Caminhos para jardim dicas fotos 12 Caminhos para jardim: dicas, fotosO caminho facilita o passeio pelo jardim.

O caminho do jardim formal, que se trata de um espaço mais clássico e sério, requer uma demarcação simétrica com elementos de alvenaria. O campo de passagem precisa ser reto e largo, de preferência com dimensões capazes de permitir o passeio de duas pessoas lado a lado.

No caso do jardim informal, o caminho pode ser inovado com criatividade e bom gosto. O desenho do percurso pode ser assimétrico e com disposição irregular, não precisa cumprir com a linearidade e combina com a delimitação feita por materiais naturais, como as pedras e os canteiros.

A estrutura do caminho de passagem pode ser elaborada com vários tipos de materiais, como bolachas de eucalipto ou ipê, placas de fulget, decks de madeira, pisos drenante, placas de pedra, pisos com desenhos geométricos e madeira de demolição. Para que o passeio pelo caminho seja confortável e seguro, é interessante aderir materiais de caráter atérmico e antiderrapante.

Veja também: Caminho no jardim – como fazer

A montagem do caminho serve para dar passagem no meio do gramado, da terra ou dos pedriscos. Normalmente o uso das peças com o mesmo formato e tamanho deixa o jardim mais sofisticado e moderno. Já o uso de bolachas de madeira torna possível a montagem de um caminho rústico e selvagem.

Fotos de caminho de jardim