Menu

Saúde

Atualizado em 28 de junho de 2011, às 0:38 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Caminhada: Benefícios para o Corpo e a Mente

dicas de saude 11 beneficios da caminhada para o corpo e a mente 4518e7db6015bfbb1633c415ad9cb75a Caminhada: Benefícios para o Corpo e a Mente

A caminhada é um tipo de exercício muito bom para as pessoas praticarem, pois não é difícil e traz inúmeros benefícios ao corpo. Praticar caminhada protege o cérebro contra a demência, ajuda a emagrecer e controla a pressão e diabetes. Para fazer caminhada, não é preciso ter habilidades específicas, nem é necessário ter muito dinheiro, pode ser feita em qualquer dia e horário, e em geral, quase todas as pessoas podem praticá-las.

Ao caminhar por apenas dez minutos, uma pessoa que não tem o costume de fazer qualquer tipo de atividade física, já consegue notar diferenças em um período de apenas sete dias. Sim, é verdade, há muitas vantagens em caminhar como as que já foram mencionadas acima, mas existem outras, que veremos logo abaixo.
Assim, é interessante verificar em que aspectos, a caminhada pode beneficiar as pessoas, e praticar baseando-se em buscar uma vida com saúde.

Quanto a circulação sanguínea, a caminhada pode aumentar o seu fluxo no corpo, levando a redução da pressão, pois os vasos se dilatam.

Quando se caminha, as válvulas do coração se empenham mais, auxiliando na circulação e oxigenação do organismo. Porque, há mais expansão do bombeamento do coração, que leva sangue para os pulmões permitindo obter-se mais oxigênio no próprio sangue. Mas, não é só, as artérias também são beneficiadas, pois se dilatam, junto com as veias e os vasos capilares, levando com mais facilidade oxigênio aos braços e pernas, regiões em que se há mais dificuldade da chegada do oxigênio.

OS BEN1 Caminhada: Benefícios para o Corpo e a Mente

Ao caminhar, adquire-se mais eficiência nos pulmões, pois, ao respirar e inspirar eliminam-se mais impurezas como a poeira e muco nasal. Assim, quando se pratica essa atividade, os brônquios se dilatam e ficam menos propensos a inflamações, como se fosse um xarope que alivia, permitindo a dilatação dessa região.

Imagine, a caminhada evita a osteoporose! Como? Ao caminhar, os pés causam impacto no chão, isso causa compressão nos ossos da perna, e quando a pessoa se locomove, ocorre impulsiona a eletricidade dos ossos, que é denominado piezelétrico, que atua agilizando a absorção de cálcio, tornando os ossos fortes e assim evitando lesões. Mas, quando já se está instalado o problema, pode-se caminhar para que não avance tão rápido.

Caminhar libera endorfina no organismo, que é o hormônio da felicidade, pois permite a impressão de alegria e relaxamento. Então ao fazer esse exercício, a pessoa passa a ficar mais animada e feliz.

Ao escolher um lugar com área verde, com jardins, essa prática fica ainda melhor, aumentando a sensação de bem-estar físico e emocional. Ao ar livre contemplando as paisagens, a pessoa acaba por obter mais humor e autoestima, livrando-se da depressão. O cérebro agradece as caminhadas, visto que não apenas o corpo fica saudável e em forma, mas também o cérebro, atrasando o envelhecimento, favorecendo o aumento dos circuitos e reduzindo os riscos de problemas de memória e atenção. Prevenindo até mesmo o mal de Alzheimer, que prejudica o cérebro por degenerá-lo lentamente.

Deseja diminuir a sonolência? Então caminhe! Sim, ao caminhar o corpo é estimulado a produzir adrenalina, que nos dá disposição, e permite um sono tranqüilo durante a noite, pois já gastou as energias.

Quer emagrecer? Então pode começar a caminhar, porque o corpo começa a gastar mais calorias que antes, queimando as gorduras localizadas, e acelera o metabolismo corporal devido a circulação sanguínea, respiração e exercício dos músculos. Ainda controla a vontade de comer, se você praticar por apenas quinze minutos já irá notar isso. Ela também protege contra infartos e AVC. Pessoas que andam mantém a saúde equilibrada contra doenças cardiovasculares. E por fim, são beneficiados contra o diabetes, pois a insulina que absorve a glicose através das células, é produzida em maior nível ao caminhar, estimulando o fígado e o pâncreas.

27 Caminhada: Benefícios para o Corpo e a Mente

O que você está esperando para começar a caminhar? Não esqueça de consultar um médico antes! !

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.