Menu

Beleza

Atualizado em 8 de fevereiro de 2012, às 10:30 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Calos nos pés: como eliminar, dicas

Os calos nos pés são resultados de sapatos desconfortáveis ou de herança genética.
390777 Calos nos pés como eliminar dicas 1 Calos nos pés: como eliminar, dicasPés macios e bonitos são resultado de muito cuidado. (Foto: Divulgação)

Os calos nos pés são um incômodo para muitas pessoas, tanto por causar dores quanto pela estética, pois com eles, não é possível usar qualquer tipo de sapato. As causas do seu aparecimento são inúmeras, mas a mais comum é o uso de sapatos muito apertados, de bico fino, salto alto e desformado. Além disso, as alterações ortopédicas congênitas como pés cavos e as causadas por acidentes também fazem com que os calos apareçam. Então, se você sofre desse mal, saiba as dicas de como eliminar os calos nos pés.

Para evitar o aparecimento dos calos nos pés, uma ação preventiva é usar sapatos confortáveis e de meias de algodão sem costuras grossas principalmente no final da tarde. Assim, os seus pés poderão relaxar e ficar à vontade após um dia inteiro apertados em sapatos desconfortáveis.

Além disso, você pode usar palmilhas e protetores das solas dos pés para mantê-los em local macio e apropriado para o seu tamanho. A hidratação também é muito importante, e deve ser feita tanto pela boca, ou seja, em forma de água ou sucos quanto diretamente nos pés, com hidratantes. Na hora de passar os cremes nos pés, massageie-os com carinho, passando as mãos por entre os dedos e roçando-os nos calcanhares e nas plantas, afinal, eles te carregam durante o dia inteiro e precisam de um pouco de atenção.

390777 Calos nos pés como eliminar dicas 2 Calos nos pés: como eliminar, dicasEvite sapatos apertados para não ter calos nos pés. (Foto: Divulgação)

No entanto, se você já desenvolveu calos no pé, há um modo caseiro de eliminá-los. Misture água morna, sal e bicarbonato de sódio em uma bacia, mergulhando os pés nela por 15 minutos para desinchá-los. Com uma pedra-pomes, massageie as plantas dos pés para evitar o ressecamento dessa área. Em seguida, seque-os com uma toalha limpa e, com uma lixa especial para a área, faça uma forte massagem nas plantas. Então, passe azeite nas mãos e massageie novamente os seus pés, mas agora, suavemente para mantê-los hidratados e sem calos.

390777 Calos nos pés como eliminar dicas 3 Calos nos pés: como eliminar, dicasNo final do dia, deixe os pés de molho em água morna com sal e bicarbonato. (Foto: Divulgação)

Nunca tente retirar os calos dos pés com cortadores de unhas ou outro instrumento cortante, pois os seus pés poderão ficar infeccionados. Para eliminar os calos dos pés, é preciso mantê-los sempre hidratados e arejados, longe dos apertos dos calçados. No entanto, se mesmo seguindo essas dicas os calos teimarem em aparecer, procure um podólogo para ver a real causa do seu surgimento.

 

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.