Search

Calhas usadas para jardim: Passo a Passo

As calhas podem te ajudar a ter um jardim suspenso muito bonito e ecológico.
Google plus

Antes de pensar em jogar fora as calhas trincadas e velhas, saiba que é possível utilizá-las para fazer um belo jardim vertical, com muitos diferenciais. Esse tipo de estrutura também pode ser aproveitada em apartamentos com varandas para o cultivo de flores e temperos. Nada melhor do que trazer para a alimentação ingredientes saudáveis plantados no jardim (ou sacada) de casa.

Leia mais sobre: Calhas para telhados – fotos, preços

 

Use calhas como elemento de decoração do seu jardim (Foto: Divulgação)

Materiais utilizados para fazer calhas virarem vasos

• 6 terminais de calha
• 3 pedaços de calha de PVC, com 1 m cada
• 6 correntes
• Alicate de ponta

• Rolinho de pintura
• 6 argolas
• Tinta fosca para artesanato nas cores violeta e laranja; e Verniz geral, da Camurcyl
• Lixa de ferro 120
• Cola epóxi para tubo de PVC
• Pincel chato nº 22

Faça um jardim com calhas (Foto: Divulgação)

Passo a passo do vaso com calhas

1° Passo: Para começar a preparar o seu vaso com calhas pegue a cola epóxi, fixe os terminais nas calhas de acordo com as instruções do fabricante.

2° Passo: Com a ideia de  manter o vaso suspenso, pegue as argolas, prenda as correntes e forme elos. Você pode optar por prender as calhas na parede, com a ajuda de suportes.

Procure uma corrente resistente (Foto: Divulgação)

3° Passo: Com a lixa de ferro, alise bem a calha. Com o rolinho de pintura, dê três mãos de tinta laranja em dois pedaços da calha e quatro terminais, intercalando 20 minutos de secagem.

O resultado será esse (Foto: Divulgação)

4° Passo: Ainda fazendo uso do rolinho, passe três mãos de tinta violeta na terceira parte de calha e nos outros dois terminais, intercalando 20 minutos de secagem. Agora é só pendurar os seus vasos feitos com calhas.

Saiba mais sobre: Recipientes para plantas: dicas, ideias criativas

 

Faça uma horta em seu jardim suspenso (Foto: Divulgação)

Dicas de plantio no jardim vertical de calhas

Depois de finalizar a preparação do seu jardim vertical feito com calhas você deve começar a plantar. Quem quer algo mais colorido pode optar por flores, mas é preciso ficar atento se o local onde esse jardim ficará pega muito sol, tem ventilação, entre outros fatores que determinam os cuidados com a planta. Escolha flores que se adequem a esse ambiente e fique atento para não regar em excesso ou deixar escasso de água. O mesmo vale para os temperos (salsa, cebolinha, coentro, manjericão, entre outros). As pimentas podem dar um colorido especial nesse seu jardim de calhas.


Google plus


Este artigo possui 2 comentários

  1. valdirene
    Publicado em 11/07/2013 às 7:17 PM [+]

    que trabalho lindo eu amei parabens

  2. Joelma Poggi Silva
    Publicado em 02/03/2014 às 12:04 PM [+]

    Amei os vasos suspensos feitos de calha.gostaria de receber fotos detalhadas de como se coloca as correntes.Parabéns. obrigada.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top