Calendário vacinação infantil 2012

PUBLICIDADE
As vacinas garantem imunização de várias doenças.

O calendário de vacinação infantil 2012 foi anunciado pelo ministro da saúde Alexandre Padilha e apresenta algumas novidades para este ano. Desta forma, os pais devem ficar atentos a carteirinha do filho para que as principais vacinas sejam tomadas e contribuam com a prevenção de doenças.

Duas novas vacinas passaram a fazer parte do calendário para garantir a proteção das crianças. A primeira garante a imunização contra a pólio, já a outra serve para prevenir o contágio de várias doenças.

As vacinas foram introduzidas com o objetivo de simplificar o calendário básico de vacinação,  além do que o projeto demonstra viabilidade financeira para o Governo, que não terá tantos gastos em termos de saúde pública. É importante lembrar que todas as vacinas são gratuitas e disponibilizadas pelo sistema público de saúde.

PUBLICIDADE
Nova vacina injetável contra paralisia.

Vacina Inativada Poliomelite (VIP)

A nova vacina passa a fazer parte do calendário básico a partir do segundo semestre de 2012. Ela tem como objetivo prevenir a poliomelite, uma doença viral e contagiosa que se manifesta principalmente em crianças pequenas. Os sintomas são variados, mas podem conduzir a quadros de deformações e paralisia.

Apesar do Brasil não ter registrado casos de poliomelite nos últimos vinte anos, algumas suspeitas foram levantadas em 2011 e resultou na introdução da VIP. A vacina injetável deve ser aplicada em bebês de 2 a 4 meses de idade, enquanto a oral é recomendada para crianças de 6 aos 15 meses.

A vacina contra a paralisia infantil acontecerá normalmente neste ano, com uma dose oral para crianças menores de 5 anos de idade. A VIP injetável será introduzida no calendário na segunda etapa da vacinação, agendada para agosto de 2012.

A VIP deverá ser aplicada nas crianças aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade, mas a transição para instituir o cronograma levará em torno de 5 anos.

PUBLICIDADE

Vacina Pentavalente

A Vacina Pentavalente foi incluída no calendário de vacinação infantil 2012.

A nova vacina tem como objetivo imunizar a criança de várias doenças ao mesmo tempo. A proposta consiste em combinar a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções) com a vacina contra a Hepatite B.

A Pentavalente mantém a sequência de três aplicações nos primeiros meses de vida do bebê, tal como acontece com a tetravalente. No entanto, a nova vacina garante a proteção contra a Hepatite B logo após o nascimento e segue com doses aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

Confira o calendário de vacinação infantil 2012.

Leia também:

1 comentário

  • tenho um bebe com 4 meses, e procuro deixar as vacinas todas em dias pois me preoculpo com seu futuro

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.