Search

Calendário vacinação infantil 2012

Duas novas vacinas foram introduzidas no calendário para garantir a imunidade das crianças contra doenças.
Google plus

As vacinas garantem imunização de várias doenças.

O calendário de vacinação infantil 2012 foi anunciado pelo ministro da saúde Alexandre Padilha e apresenta algumas novidades para este ano. Desta forma, os pais devem ficar atentos a carteirinha do filho para que as principais vacinas sejam tomadas e contribuam com a prevenção de doenças.

Duas novas vacinas passaram a fazer parte do calendário para garantir a proteção das crianças. A primeira garante a imunização contra a pólio, já a outra serve para prevenir o contágio de várias doenças.

As vacinas foram introduzidas com o objetivo de simplificar o calendário básico de vacinação,  além do que o projeto demonstra viabilidade financeira para o Governo, que não terá tantos gastos em termos de saúde pública. É importante lembrar que todas as vacinas são gratuitas e disponibilizadas pelo sistema público de saúde.

Nova vacina injetável contra paralisia.

Vacina Inativada Poliomelite (VIP)

A nova vacina passa a fazer parte do calendário básico a partir do segundo semestre de 2012. Ela tem como objetivo prevenir a poliomelite, uma doença viral e contagiosa que se manifesta principalmente em crianças pequenas. Os sintomas são variados, mas podem conduzir a quadros de deformações e paralisia.

Apesar do Brasil não ter registrado casos de poliomelite nos últimos vinte anos, algumas suspeitas foram levantadas em 2011 e resultou na introdução da VIP. A vacina injetável deve ser aplicada em bebês de 2 a 4 meses de idade, enquanto a oral é recomendada para crianças de 6 aos 15 meses.

A vacina contra a paralisia infantil acontecerá normalmente neste ano, com uma dose oral para crianças menores de 5 anos de idade. A VIP injetável será introduzida no calendário na segunda etapa da vacinação, agendada para agosto de 2012.

A VIP deverá ser aplicada nas crianças aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade, mas a transição para instituir o cronograma levará em torno de 5 anos.

Vacina Pentavalente

A Vacina Pentavalente foi incluída no calendário de vacinação infantil 2012.

A nova vacina tem como objetivo imunizar a criança de várias doenças ao mesmo tempo. A proposta consiste em combinar a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções) com a vacina contra a Hepatite B.

A Pentavalente mantém a sequência de três aplicações nos primeiros meses de vida do bebê, tal como acontece com a tetravalente. No entanto, a nova vacina garante a proteção contra a Hepatite B logo após o nascimento e segue com doses aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

Confira o calendário de vacinação infantil 2012.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. diana
    Publicado em 25/01/2013 às 7:52 AM [+]

    tenho um bebe com 4 meses, e procuro deixar as vacinas todas em dias pois me preoculpo com seu futuro

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top