Calendário PIS e FGTS 2017

PUBLICIDADE

Se você é trabalhador de carteira assinada, não deixe de conferir as informações sobre Calendário PIS e FGTS 2017 que vamos passar na matéria a seguir, pois se trata de benefícios muito importantes e que também dizem respeito às pessoas que foram dispensadas do emprego recentemente.

Calendário PIS e FGTS 2017 (Foto: Reprodução Portal Brasil)

Também chamado de Abono Salarial, o Programa de Integração Social (PIS) é o benefício equivalente a um salário mínimo, pago anualmente aos trabalhadores do setor privado que cumprem determinados requisitos.

Já o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) consiste em um benefício que protege o trabalhador demitido sem justa causa, e que pode ser utilizado em momentos especiais (demissão do emprego, compra da casa própria, doenças graves, etc).

PUBLICIDADE

Calendário PIS e FGTS 2017

Trabalhadores com PIS e FGTS a receber terão acesso a uma grana extra (Foto: Pixabayl)

O calendário do PIS de 2016, referente ao ano-base 2015, segue aberto no primeiro semestre de 2017. O pagamento teve início no dia 28 de julho de 2016, e será encerrado no dia 16 de março, mas quem tem direito ao benefício ainda poderá sacá-lo até o dia 30 de junho de 2017.

A data de pagamento do PIS varia conforme a data de nascimento do beneficiário. Para quem nasceu em julho, por exemplo, o abono salarial de 2016 já está disponível desde o dia 28 de julho. Os nascidos em junho serão os últimos a receber, com o pagamento sendo liberado a partir de 16 de março desse ano. Confira as datas:

Calendário do PIS 2016 ano-base 2015, cujo pagamento continua no primeiro semestre de 2017 (Foto: Reprodução Portal Brasil)

Vale lembrar que o pagamento que está sendo realizado no primeiro semestre de 2017 é do PIS 2016 ano-base 2015, ou seja, refere-se às pessoas que trabalharam durante pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2015.

Calendário PIS 2017

O saque do PIS e do FGTS acontece nas agências da CEF (Foto: Reprodução Portal Brasil)

Já o calendário PIS 2017, referente ao ano-base 2016, ainda será divulgado pela Caixa Econômica Federal. A expectativa é de que o pagamento comece a ser feito no segundo semestre, seguindo até o primeiro semestre de 2018.

PUBLICIDADE

O pagamento do PIS 2017 será feito para as pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2016, já tendo como referência o novo salário mínimo 2017 e também as novas regras do PIS (o valor do benefício varia conforme a quantidade de meses trabalhados no ano anterior).

Para conferir as datas pagamento PIS 2017, que estarão disponíveis em breve, fique atento ao site da Caixa.

Calendário FGTS 2017 contas inativas

O calendário de pagamento das contas inativas do FGTS sai dia 14 de fevereiro (Foto: Pixabay)

Recentemente, o governo federal anunciou a liberação do saque de contas inativas do FGTS, permitindo que cerca de 10,1 milhões de trabalhadores tenham acesso ao dinheiro que anteriormente só era liberado para quem estava sem trabalhar há pelo menos três anos seguidos.

Conforme os dados oficiais, as contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço somam um total de R$ 41 bilhões, dinheiro que poderá ser utilizado pelos beneficiados da maneira desejada.

O calendário FGTS 2017 será divulgado no dia 14 de fevereiro, e a expectativa é de que o pagamento seja liberado a partir do mês de março, nas agências da Caixa (correntistas do banco estatal poderão receber o dinheiro diretamente em suas contas).

PUBLICIDADE

O calendário de saques de contas inativas do FGTS 2017 deve ser baseado no mês de aniversário do trabalhador, em esquema semelhante ao que acontece no saque do PIS. A tabela estará disponível na página da Caixa.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.