Menu

Saúde

Atualizado em 20 de janeiro de 2012, às 20:15
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Calendário de Vacinação 2012 – Programação

Já está definido o calendário de vacinação para o ano de 2012. Duas novas vacinas serão oferecidas, mas estarão disponíveis somente no 2º semestre.
380900 calendario vacinacao 2012 programacao Calendário de Vacinação 2012   ProgramaçãoO calendário de vacinação passou por mudanças para 2012

O Ministério da Saúde divulgou o calendário de vacinação para o ano de 2012, trazendo algumas novidades em relação aos anos anteriores. A partir de agora, duas novas vacinas passam a fazer parte do calendário: a injetável contra a poliomielite (paralisia infantil) e a pentavalente, também injetável, em substituição à tetravalente.

Em outros países, a vacina em gotas contra a poliomielite, produzida à base de organismos vivos enfraquecidos, já deixou de ser usada há bastante tempo, uma vez que a versão injetável, que é feita com o vírus inativado, é mais segura, reduzindo os riscos de contágio com a doença. No entanto, os dois tipos deverão ser usados até que a doença seja completamente erradicada. Em 2011, foram registrados dois casos de suspeita de paralisia infantil em território brasileiro.

A nova vacina pentavalente, por sua vez, tem a vantagem de reunir, em uma única dose, imunização contra doenças que antes era oferecida em vacinas distintas, diminuindo o incômodo para as crianças. As doenças imunizadas por ela são coqueluche, difteria, hepatite B, tétano e Haemophilus influenza tipo B.

Com a implementação da pentavalente, estima-se uma economia anual de R$ 700.000, valor que pode ser aumentado nos próximos anos, já que a ideia é tornar a vacina heptavalente, incluindo nela imunização contra meningite C e poliomielite.

A importância da vacinação

380900 calendario vacinacao 2012 programacao 1 Calendário de Vacinação 2012   ProgramaçãoA vacinação em gotas, contra poliomielite, está próxima de ser substituída

As vacinas são importantíssimas para um desenvolvimento mais saudável das crianças. Elas estimulam o sistema imunológico a produzir a defesa (anticorpos) contra vários tipos de doenças, impedindo que elas se instalem no corpo ou que, caso a criança seja afetada, que a cura venha mais rápido.

Por isso, mantenha o cartão de vacinação do seu filho totalmente em dia.

Programação

380900 calendario vacinacao 2012 programacao 2 Calendário de Vacinação 2012   ProgramaçãoA 1ª fase da vacinação contra a paralisia infantil será em 16 de junho

As duas novas vacinas estarão disponíveis no sistema público de saúde a partir do mês de agosto, porém, no caso da injetável contra a poliomielite, o Ministério da Saúde informa que ela será aplicada apenas nas crianças que estiverem começando o calendário de vacinação no ano de 2012.

A versão injetável da imunização contra a paralisia infantil deve ser aplicada quando o bebê completar dois e quatro meses de vida, ficando a versão em gotas para o reforço, que é necessário aos seis e aos 15 meses de idade.

Já a dose oral (a gotinha), será utilizada normalmente durante a campanha contra a paralisia infantil, cuja primeira fase está programada para o dia 16 de junho, em todo o Brasil. Nesta etapa, as crianças menores de cinco anos irão receber a dose, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente.

No caso da pentavalente, as doses serão aplicadas quando as crianças completarem dois, quatro e seis meses de idade.

Ministério da Saúde

No site do Ministério da Saúde (clique aqui para acessar), você pode conferir o calendário completo de vacinação para o ano de 2012.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.