Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Cálculo Aposentadoria INSS

Veja como deve ser feito o novo cálculo para aposentadoria do INSS, por tempo de contribuição seguindo a estimativa de vida dos brasileiros.

O cálculo aposentadoria INSS é um recurso que avalia quais os benefícios previdenciários que o contribuinte tem direito de receber, em especial o valor da aposentadoria. O sistema da Previdência Social permite uma avaliação precisa através do simulador online que pode ser usado na sua página de forma simples e muito fácil.

Cálculo Aposentadoria INSS (Foto: Divulgação)

Cálculo Aposentadoria INSS

Aposentar-se é direito de todo trabalhador, por isso ao longo de anos ele contribui com o Instituto de Seguro Social. Assim, quando constatada a idade limite (60 anos para mulheres e 65 para homens), tempo suficiente se serviço (30 para mulheres e 35 para homens) ou também problemas de saúde, o cidadão tem direito de dar entrada com a sua aposentadoria. Para saber quanto irá receber poderá fazer o cálculo aposentadoria INSS e programar seus gastos de acordo com o recebimento.

INSS apresenta novas regras para aposentadoria (Foto: Divulgação)

Cálculo Aposentadoria INSS: Simulador Online da Previdência Social

Para conhecer os valores da sua aposentadoria, basta acessar o site oficial da Previdência Social e se submeter à simulação de cálculos. Existem duas opções de serviços online: Contagem de Tempo de Contribuição e Valores do Benefício. Para fazer a simulação basta acessar o site no link ao lado https://www5.dataprev.gov.br/PortalSibeInternet/pages/compdir/principalsimuladormanual.xhtml#sibe e informar os documentos necessários para o cálculo ser efetuado.

Aposentados do INSS podem usar o simulador (Foto: Divulgação)

Novas regras da aposentadoria

As novas regras da aposentadoria já estão em vigor para os trabalhadores. O cálculo para a aposentadoria por tempo de contribuição foi estabelecida pela Medida Provisória nº 676. O cálculo deverá levar em consideração a soma do tempo de contribuição e a idade do segurado, que é chamado de Regra dos 85/95 Progressiva. Desde que o segurado some os pontos necessários poderá se aposentar com o beneficio integral, sem que seja necessário aplicar o fator previdenciário. A progressividade é realizada de forma a ajustar os pontos necessários para que a aposentadoria possa ser obtida de acordo com a expectativa de vida dos brasileiros.

A estimativa de vida dos brasileiros é bem maior (Foto: Divulgação)

Muda a idade da aposentadoria para os brasileiros?

Não, com a nova regra é preciso apenas atingir o numero de pontos para a aposentadoria integral, como, por exemplo, uma mulher que tiver 53 anos e contribuído por 32 anos terá direito a aposentadoria integral, a mesma regra é usada para homens que tiverem 59 anos de idade e 36 anos de contribuição. Esses pontos deverão ir aumentando até 2022, quando serão de 90 pontos para as mulheres e de 100 pontos para os homens. Dessa forma será garantida a aposentadoria para os brasileiros e suas gerações de filhos, netos e bisnetos.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL