Menu

Moda

Atualizado em 30 de maio de 2012, às 7:38
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Calça de veludo: modelos, como usar

As calças de veludo estão de volta. Veja alguns modelos e saiba como usá-los.

O mundo da moda é, realmente, um caixinha de surpresa, a cada estação. Quando menos esperamos, roupas e acessórios usados por nossos pais ou até mesmo por nós, há muitos anos, ressurgem nas passarelas do mundo todo. E é nesta hora que ficamos felizes pois, muitas vezes, temos coisas guardadinhas em nossos armários que não esperávamos usar nunca mais. Sempre há aquela blusa ou calça que tanto amávamos, mas que caiu em desuso, passando a ser considerada cafona. Pois as calças de veludo estão de volta, para a alegria de todos os adeptos deste tecido tão especial.

455177 v2 Calça de veludo: modelos, como usarAs calças de veludo são lindas e confortáveis

Veludo – um tecido charmoso e especial

O veludo é um tipo muito especial de tecido. Tem brilho e textura próprios, capazes de encantar ou repelir o gosto das pessoas. Alguns são mais grossos, permitindo um corte mais harmonioso da roupa e caimento ideal, seja em casacos ou calças. No caso do uso em calças, o veludo tipo cotelê fica melhor, porém este tecido não é liso; tem pequenas ranhuras, que lhes são características. Além disso, seu brilho é menos intenso.

Os outros tipos mais finos de veludo, como o alemão ou o devorê, também estão sendo utilizados na confecção de calças. Contudo, é importante tomar cuidados, pois estes tipos marcam bastante os contornos do corpo. Para usá-los em calças, é necessário estar com “em dia” com a musculação.

Modelos de calças com veludo

A febre da volta dos veludos é intensa. Por isso, é possível encontrar praticamente todos os modelos atuais de calça, neste tecido. Veja, por exemplo, uma calça em estilo boca de sino (que está na moda, novamente), feita em veludo:

455177 como usar calças de veludo Calça de veludo: modelos, como usarA volta de dois elementos: Veludo e Boca de sino

Leia sobre calças Boca de sino em: Erros ao usar calça boca de sino

Os fãs da Boca de sino podem variar ainda mais o seu uso, com calças em veludo. No caso da foto, a calça cai bem em qualquer situação. Por não possuir muito brilho, pode ser usada até mesmo durante o dia, desde que não sejam usadas outras peças de veludo, com brilho, no look, pois isso ficaria demais. Se for à noite, a blusa até poderia ter um pouco mais de brilho, mas o conselho é que não se use outros tecidos reluzentes, quando se usa o veludo.

Este modelo abaixo é para quem gosta das calças mais justas. Nesta foto, o veludo da confecção é o Cotelê. Repare como o visual ficou bem discreto, com o uso da blusa em tecido liso, sem brilho. Além disso, as sapatilhas também deram um ar mais básico ao look, tornando-o ideal para o dia.

455177 ArquivoExibir Calça de veludo: modelos, como usarCalça tipo Skinny, em veludo

Se você quiser usar uma calça como esta, à noite, pode ir, sem medo. No Inverno, ela fica muito bem com uma bota e uma blusa um pouco mais larga. Até um casaco de couro ficaria bem.

Neste modelo, abaixo, observa-se o veludo até na calça em estilo Saruel. Como este estilo de calça é mais larguinho, o veludo fino caiu muito bem, na confecção. O bolerinho com brilho ficou bonito, porém deve-se ter muito cuidado, ao associar peças com brilho ao veludo. A parte de cima deve ser justa; do contrário, parecerá que você está de pijama.

455177 calça de veludo2 e1330892699426 Calça de veludo: modelos, como usarCalça Saruel, em veludo

Veja mais modelos de calça Saruel em: Calças Saruel – Moda 2011

Estes são os modelos que mais têm sido usados, nas calças de veludo. São modelos em estilos mais atuais, que podem ser usados por qualquer pessoa, desde que se saiba combinar bem os elementos. Vale a pena não abusar em certas combinações, pois o veludo é um tecido peculiar. Na dúvida, prefira combinar sua calça de veludo com blusas feitas em tecidos mais opacos. Se for usá-la durante o dia, evite os tecidos com brilho excessivo.