Search

Cajá: Uma Fruta Exótica

Google plus

O cajá, uma fruta Exótica é pequena, ácida, de casca fina e amarelada onde a árvore que da seus frutos tem o nome de cajazeira, com folhas verdes e que se adapta bem ao clima quente. Ela é encontrada principalmente na região norte e nordeste do Brasil principalmente nos estados do Sergipe, Paraíba Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte e Sudeste da Bahia. Mas sua origem é da América Central.

Cajá: Uma Fruta Exótica

O Cajá é produzido principalmente no Norte e Nordeste porém, não há uma época do ano específica para que aconteça a produção desse fruto através das árvores, isso vai varir muito do clima, solo e como a árvore do fruto está sendo regada pela chuva ou manualmente. A produção do seu fruto só é iniciado pela árvore através do seu terceiro ano de plantio, porém, apenas no quarto ano ela pode ser considerada uma árvore adulta e vir a sua produção máxima.

O seu fruto é saboroso e com características que a marcam e facilita o seu reconhecimento. Algumas das características do fruto são casca fina e amarelada ou alaranjada, a sua polpa é ácida, o fruto é pequeno, assemelha-se o tamanho a uma azeitona um pouco maior.

As propriedades que qualificam as frutas são as fibras que facilitam o trabalho intestinal, cálcio, fósforo e ferro que mantém a saúde em dia fortalecendo os ossos, auxiliando na contração muscular e diminuindo a fadiga. Por ser uma fruta cítrica o cajá possui vitamina C que fortalece o organismo.

Caso você encontre uma árvore cajazeira, na hora de escolher, opte pelas frutas com poucas manchas e casca lisa. Essas vão ser menos ácidas e o com um doce a mais no fruto, ideiais para comer várias do seu pé. Conserve-as em locais ventilados para manter o fruto por mais tempo, evitando que ele passe do ponto e perca seu sabor único.

Onde Comprar Cajá – Feiras e Sacolões

Se você ainda não provou o cajá, saiba que ele é cultivado o ano todo e não é difícil encontrá-lo. Na feira próximo da sua casa ou em sacolões, você poderá encontrar o fruto sem muita dificuldade. Outro ponto também para poder degustar o seu sabor é através de polpas industrializadas, porém, essas não terão o mesmo efeito para a sua saúde, deixando de lado diversos nutrientes contidos na fruta.


Google plus


Este artigo possui 5 comentários

  1. MAURO CÉSAR
    Publicado em 16/12/2010 às 9:04 PM [+]

    Adorei a informação e realmente recomendo para quem ainda não experimentou, prove!! É excelente fruta e ela é mais um dos sabores daqui no nordeste.

  2. ingrid
    Publicado em 13/06/2012 às 11:19 AM [+]

    muito leal

  3. valmiro g da silva
    Publicado em 12/07/2012 às 6:43 PM [+]

    quero saber se o caja e bom para a pessoa que tem rinite alegica?

  4. Francisco Junior
    Publicado em 06/08/2012 às 9:07 AM [+]

    Valmiro, antes de tudo é importante procurar seu médico para lhe dar informações mais precisas sobre doenças alérgicas (no seu caso a renite alérgica) pois há pessoas que tem a mesma doença e tomam o suco sem problema, porém há outras que não se dão bem tomando o suco de cajá. Por isso é importante ter as informações do seu médico!

  5. gustavo
    Publicado em 24/10/2012 às 10:53 AM [+]

    to pesquisando um site do caja pra minha escola que chato ne pessoal do facebook…!!

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top