Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Caiação de paredes: como fazer

Simples, higiênica e moderna, a caiação é uma técnica de pintura capaz de inovar o visual das paredes externas.

A parede do jardim recebeu acabamento com caiação.

Procurando ideias para inovar o visual externo da casa? Então invista numa nova técnica de pintura. Há muitas possibilidades na área de construção para fazer uma mudança maravilhosa e com traços marcantes, como é o caso da caiação.  Com ela, os muros do quintal não ficam esquecidos ao reformar a casa e podem ser transformados através de uma pintura prática, resistente e de fácil aplicação.

A caiação é um tipo de pintura capaz de proporcionar um efeito surpreendente nas paredes. Através da técnica o espaço vertical adquire uma cobertura manchada, rústica e que traz a tona o charme do imperfeito, tão valorizado na decoração.

O efeito de pintura desgastada se apresenta como a principal característica da caiação, mas não são todas as tintas que se adaptam a técnica. Antes de iniciar este tipo de pintura, procure informações para escolher os produtos adequados, fazer as misturas e aplicar nas paredes residenciais.

A técnica caição usa a cal como o principal recurso de acabamento, por isso não representa um custo muito elevado para o orçamento da obra. Depois de prontas, as paredes exibem um resultado estético surpreendente, além da incrível capacidade de absorver umidade ou atuar como inseticida.

Como fazer caiação?

Trata-se de uma charmosa pintura manchada.

Materiais: saco de cal hidratada (8 kg), corantes à base de água, 1 litro cola branca, óleo de linhaça (150 ml), espanador, pincéis, escova de aço, pano, rolos, jarra, mexedor e bandeja.

Passo a passo para preparar a tinta

1. Coloque a cal em um recipiente, depois misture com água e deixe descansar por 24 horas.

2. No outro dia, acrescente óleo de linhaça e a cola branca. Mexa bem o conteúdo até ficar homogêneo.

3. Por fim, adicione o corante da cor escolhida e obtenha o tom desejado para fazer o acabamento da parede.

4. É recomendado mexer o conteúdo do recipiente por um tempo, em seguida fazer testes para verificar se a cor está adequada.

Passo a passo para fazer a pintura

1. Use uma escova de aço para limpar a parede que vai receber a nova pintura. Em seguida, use um espanador para remover toda a parte solta.

2. Aplique a tinta com um rolo e espere secar para adicionar a segunda demão.

Rolo que será usado na aplicação.

A cal que compõem a caiação ajuda a proteger as paredes, além de recuperar uma superfície degradada. Aproveite as dicas e mãos à obra.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL