Menu

Decoração

Atualizado em 20 de janeiro de 2012, às 10:15 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Caiação de paredes: como fazer

Simples, higiênica e moderna, a caiação é uma técnica de pintura capaz de inovar o visual das paredes externas.
380442 Caiação de paredes como fazer Caiação de paredes: como fazerA parede do jardim recebeu acabamento com caiação.

Procurando ideias para inovar o visual externo da casa? Então invista numa nova técnica de pintura. Há muitas possibilidades na área de construção para fazer uma mudança maravilhosa e com traços marcantes, como é o caso da caiação.  Com ela, os muros do quintal não ficam esquecidos ao reformar a casa e podem ser transformados através de uma pintura prática, resistente e de fácil aplicação.

A caiação é um tipo de pintura capaz de proporcionar um efeito surpreendente nas paredes. Através da técnica o espaço vertical adquire uma cobertura manchada, rústica e que traz a tona o charme do imperfeito, tão valorizado na decoração.

O efeito de pintura desgastada se apresenta como a principal característica da caiação, mas não são todas as tintas que se adaptam a técnica. Antes de iniciar este tipo de pintura, procure informações para escolher os produtos adequados, fazer as misturas e aplicar nas paredes residenciais.

A técnica caição usa a cal como o principal recurso de acabamento, por isso não representa um custo muito elevado para o orçamento da obra. Depois de prontas, as paredes exibem um resultado estético surpreendente, além da incrível capacidade de absorver umidade ou atuar como inseticida.

Como fazer caiação?

380442 Caiação de paredes como fazer 1 Caiação de paredes: como fazerTrata-se de uma charmosa pintura manchada.

Materiais: saco de cal hidratada (8 kg), corantes à base de água, 1 litro cola branca, óleo de linhaça (150 ml), espanador, pincéis, escova de aço, pano, rolos, jarra, mexedor e bandeja.

Passo a passo para preparar a tinta

1. Coloque a cal em um recipiente, depois misture com água e deixe descansar por 24 horas.

2. No outro dia, acrescente óleo de linhaça e a cola branca. Mexa bem o conteúdo até ficar homogêneo.

3. Por fim, adicione o corante da cor escolhida e obtenha o tom desejado para fazer o acabamento da parede.

4. É recomendado mexer o conteúdo do recipiente por um tempo, em seguida fazer testes para verificar se a cor está adequada.

Passo a passo para fazer a pintura

1. Use uma escova de aço para limpar a parede que vai receber a nova pintura. Em seguida, use um espanador para remover toda a parte solta.

2. Aplique a tinta com um rolo e espere secar para adicionar a segunda demão.

380442 Caiação de paredes como fazer 2 Caiação de paredes: como fazerRolo que será usado na aplicação.

A cal que compõem a caiação ajuda a proteger as paredes, além de recuperar uma superfície degradada. Aproveite as dicas e mãos à obra.