Caftã: Tendência para o verão 2012

PUBLICIDADE

Uma das peças mais cobiçadas pela mulherada no verão é o caftã, também conhecido por caftan ou kaftan.

Caftãs

Segundo o site UseFashion:
“Também chamado de kaftan, palavra proveniente da língua persa, é uma túnica originalmente masculina, feita em seda e com mangas compridas e comprimento até o tornozelo. Tem como uma de suas principais características a faixa de amarrar na cintura e os bordados frontais e nas mangas. Durante o Império Otomano, eram dados de presente como recompensa a generais vitoriosos durante festivais religiosos. Havia inclusive uma ordem hierárquica acerca de cores, estampas, botões e laços. Uma das mais importantes coleções de caftãs usados pelos sultões otomanos se encontra no Topkapi Palace, em Istambul. Ao longo dos séculos, o caftã foi adotado por outras culturas, ganhando novos materiais, cores e até mesmo mudanças na modelagem. Nos anos 1990, Tom Ford criou caftãs de veludo para a Gucci, referenciados pela mídia como estilo “hippie chic”.”

Em busca de sofisticação e elegância, as mulheres veem nos caftãs uma inspiração, já que suas modelagens podem variar constantemente assim como os tecidos e estampas. É costumeiro garimpar peças como esta em viagens exóticas, mas agora vemos que a túnica se voltou definitivamente para o beachwear, como é visto nos desfiles de Adriana Degreas, por exemplo. O uso de estampas étnicas e tropicais traz mais para perto da praia o caftã, permitindo o seu uso como saída de praia bem luxuosa.

PUBLICIDADE

Outra marca que apostou divinamente no caftã foi a Blumarine. A coleção de verão da Blumarine apresentou caftãs com estampas selvagens como oncinha e leopardo, em versões coloridas e bem alegres. Cintos em couro levam a peça para a cidade com muita facilidade e elegância.

Emilio Pucci é outra marca super conceituada que investe com frequência na túnica étnica em suas coleções. Com um toque bem requintado, os caftãs da marca vieram em estampas estilo oriental (como nas porcelanas chinesas) e com amarrações e fendas bem sensuais.

A revista de moda número um do mundo, Vogue, em sua versão nacional na edição de novembro 2011, trouxe na capa a modelo Karolina Kurkova vestindo caftã Emilio Pucci.

A marca brasileira Neon traz em todas as suas coleções alguns caftãs, já que Dudu Bertolini, um dos fundadores, é aficionado pela peça. Estampas étnicas e geométricas estão presentes, assim como as famosas estampas divertidas em estilo trompe l’oeil de coruja e elefante.

PUBLICIDADE

Abaixo, alguns looks com caftãs de Emilio Pucci para inspirar a mulherada!

Imagens: google.com; citação retirada do site: UseFashion

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.