Cadernos do aluno 2013

PUBLICIDADE

Em 2008, o Governo de São Paulo lançou uma espécie de jornal para que os alunos acompanhassem as aulas. O material não deu muito certo devido à dificuldade de manusear, mas abriu portas para a criação do caderno do aluno, uma espécie de apostila de cada disciplina.

O caderno do aluno começou a ser distribuído em 2009. (Foto:Divulgação)

Leia mais: Caderno do aluno 2012, respostas e gabarito

O caderno do aluno no estado de SP

O caderno do aluno começou a ser distribuído pela Secretaria de Educação de São Paulo em 2009. A princípio, o material tinha como objetivo complementar os livros didáticos. No primeiro ano, cerca de 3,3 milhões de estudantes receberam exemplares do caderno do aluno.

PUBLICIDADE

Estudantes de 5ª a 8ª do ensino fundamental e do ensino médio começaram a receber o caderno do aluno. Este material distribuído na rede estadual de ensino ofereceu mais agilidade para as aulas, além do que também facilitou o trabalho dos professores na hora de ensinar o conteúdo.

Em 2008, os docentes já contavam com o caderno do professor, um material explicativo que contribuiu com o desenvolvimento das aulas e a realização das atividades. Em 2009, quando cada aluno recebeu o seu próprio caderno, o tempo didático do professor ficou mais organizado e ele passou a não perder boa parte das suas aulas copiando conteúdo na lousa.

O caderno do aluno torna as aulas mais produtivas. (Foto:Divulgação)

Nos últimos quatro anos, o caderno do aluno foi um grande sucesso no estado de São Paulo. Além de contribuir com o estudo, o material também facilitou o monitoramento do trabalho de cada aluno pelos pais e professores.

Caderno do aluno 2013

No início do ano letivo de 2013, cada estudante da rede estadual vai receber um novo material do Governo de São Paulo. Os cadernos são divididos por séries e disciplinas. Estima-se que mais de 100 milhões de exemplares serão produzidos para dar conta da demanda de alunos matriculados na escola pública.

PUBLICIDADE

O caderno do aluno é um material bem completo. O estudante que utiliza o seu material de apoio pode encontrar textos didáticos sobre a disciplina, ilustrações e exercícios. Ao longo do ano letivo, o professor pode trabalhar com mais de um volume do caderno.

Cada disciplina tem um caderno do aluno. (Foto:Divulgação)

Os estudantes do ensino fundamental normalmente recebem sete cadernos, referentes às disciplinas de língua portuguesa, matemática, artes, língua inglesa, ciências, geografia e história. Já no ensino médio são distribuídos 11 exemplares para cada aluno, considerando as matérias de língua portuguesa, língua inglesa, artes, história, geografia, sociologia, filosofia, física, química, biologia e matemática.

PUBLICIDADE

Muitos alunos que recebem o material do governo procuram as questões respondidas na internet para facilitar a resolução das atividades. Os cadernos não possuem uma folha com respostas corrigidas, como acontece com as apostilas de escolas particulares.

Veja também: Caderno do Aluno 2011 Respostas

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.