Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Educação > Caderno do Aluno 2017: material do governo de SP

Caderno do Aluno 2017: material do governo de SP

Por Isah

O Caderno do Aluno 2017 está disponível para todos os alunos da rede estadual de ensino de São Paulo. O material foi criado com o objetivo de unificar a educação nas escolas, facilitar o preparo das aulas pelo professor e contribuir com o desenvolvimento progressivo de cada aluno.

Caderno do Aluno 2016: material do governo de SP. (Foto Ilustrativa)
Caderno do Aluno 2017: material do governo de SP. (Foto Ilustrativa)

 

Caderno do Aluno 2017

Os cadernos são distribuídos no início de cada bimestre, os alunos do ensino fundamental II e do Ensino médio, recebem apostilas diferentes para cada matéria da grade. Os professores ficam com a tarefa de ensinar todo o conteúdo abordado nos cadernos dentro do prazo determinado. Leia os tópicos abaixo para obter mais informações sobre o Caderno do Aluno 2017: material do governo de SP:

O Caderno do Aluno é uma iniciativa do estado de São Paulo (Foto: Divulgação)
O Caderno do Aluno é uma iniciativa do estado de São Paulo (Foto: Divulgação)

Como funciona?

O caderno do aluno foi criado pelo governo do estado de SP em 2009 e desde então faz parte do método de educação da rede estadual de ensino. Diferente dos livros didáticos que são renovados apenas de três em três anos nas escolas de São Paulo, o caderno do aluno é de uso individual e distribuídos em 4 volumes, um por bimestre.

A iniciativa faz parte do São Paulo Faz Escola e beneficia milhares de alunos com exercícios, pesquisas e informações relevantes para a conclusão do ensino médio e básico.

Para resultado efetivo, os educadores recebem também recebem um caderno específico, de acordo com a matéria que lecionam, nele é abordado todo o conteúdo que precisa ser desenvolvido com os estudantes e assim tornar possível a compreensão da apostila.

O material é oferecido gratuitamente pelo Governo de São Paulo. (Foto Ilustrativa)
O material é oferecido gratuitamente pelo Governo de São Paulo. (Foto Ilustrativa)

Cadernos do Ensino Fundamental

Os cadernos do aluno do Ensino Fundamental são divididos em oito matérias: Português, Matemática, Geografia, História, Artes, Inglês, Ciências e Educação Física. O aluno recebe um caderno de cada matéria todo bimestre, ele é responsável por completar cada uma delas conforme as instruções do professor.

Ao final do ano letivo, cada aluno terá recebido no total 32 apostilas. Nessa modalidade o objetivo é preparar o aluno para ingressar no ensino médio, sem que ele apresente dificuldades que impeçam o aprendizado na nova etapa.

Os cadernos do Ensino Médio também estão disponíveis para os alunos (Foto: Divulgação)
Os cadernos do Ensino Médio também estão disponíveis para os alunos (Foto: Divulgação)

Cadernos do Ensino Médio

Os cadernos do Ensino Médio foram elaborados por especialistas em educação, com o intuito de garantir que o aluno se forme com condições plenas de seguir adiante com os estudos, como ser aprovado no vestibular, ter conhecimento básico em fórmulas matemáticas, conhecimento histórico e geográfico do país, capacidade de escrever corretamente, refletir e debater sobre diferentes temas.

Os alunos recebem 12 tipos de apostila diferente: Matemática, Física, Química, Biologia, Português, Inglês, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Artes e Educação Física. Essas também são renovadas todo bimestre e completadas com o suporte dos professores.

As crianças aprendem muito melhor com o Caderno do Aluno (Foto: Divulgação)
Os alunos aprendem muito melhor com o Caderno do Aluno (Foto: Divulgação)

Respostas e Gabaritos

Para auxiliar os alunos na correção dos exercícios feitos em casa, um gabarito é disponibilizado com as respostas das apostilas de todas as séries e de todos os volumes. Para consultar o gabarito do caderno do aluno é preciso ter consciência que ele é serve apenas para a correção, copiar as respostas influencia no aprendizado e pode prejudicar o aluno nas provas.

É possível baixar os cadernos pela internet. (Foto Ilustrativa)
É possível baixar os cadernos pela internet. (Foto Ilustrativa)

Como baixar as apostilas

Para facilitar o acesso de alunos, professores e responsáveis aos dados escolares, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo criou uma ferramenta que digitalizou informações de frequência, provas e eventos do ano letivo.

Nesse sistema estão disponíveis para download os cadernos do aluno e do professor, para ter acesso, é preciso solicitar um login na secretaria da escola e criar uma senha. A partir daí é possível baixar as apostilas na seção “Caderno do Aluno”. Para mais informações sobre o Caderno do Aluno 2017: material do governo de SP, acesse Educação SP. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

 

Recomendado para você
Educação

Intercâmbio Gratuito 2017 – Programa do Governo

Educação

10 possíveis temas de redação para o Enem 2017

Educação

Objetivo do TCC: 10 Dicas para escrever corretamente

Educação

Enade 2017: Provas, Datas, Quem precisa fazer

Comentários
  1. […] .degrade{border-color:}.post-790037:hover h3 a{color:}.post-790037 small{background:} […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *