Search

Cadastro Único, Bolsa família, www.mds.gov.br

Famílias que possuem uma renda mensal de até meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos no total são identificadas pelo Cadastro Único (CADÚNICO) para Programas Sociais.
Google plus

Bolsa Família é o programa do governo que visa dar apoio as famílias que estão abaixo da linha da pobreza e possibilitar que essas famílias tenham acesso ao mínimo para que possam viver melhor. As famílias são selecionadas à partir do Cadastro Único para programas sociais do governo de forma automática, caso a família cadastrada atenda a todos os requisitos essa será selecionada para receber o benefício do governo, mas isso não será feito de forma imediata.

Programa Bolsa Família (Foto: Divulgação)

Cadastro Único, Bolsa família, www.mds.gov.br

Famílias que possuem uma renda mensal de até meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos no total são identificadas pelo Cadastro Único (CADÚNICO) para Programas Sociais. Por meio do Cadastro, que já tem 19 milhões de famílias inscritas, é possível verificar as condições socioeconômicas em que elas vivem, com dados como características do domicílio, acesso a serviços públicos e informações sobre os membros do grupo familiar.

Os dados do Cadastro Único auxiliam na execução de políticas públicas voltadas a famílias com dificuldades socioeconômicas (Foto: divulgação)

Os dados são catalogados através de um sistema informatizado e por meio deles o Governo Federal, os Estados e Municípios podem formular e implantar políticas públicas que tenham o objetivo de reduzir problemas sociais relacionados à renda, moradia da família, formas de acesso ao trabalho, ensino e saúde.

O Decreto nº 6.135/07 foi que regulamentou o Cadastro Único e tem a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O Cadastro é usado para selecionar as famílias beneficiarias de programas sociais como o Bolsa Família.

Beneficiários do Bolsa Família são inscritos no Cadastro (Foto: divulgação)

Grupos familiares que tenham renda maior que meio salário mínimo per capita também podem fazer parte do Cadastro Único, mas sua inscrição precisa estar ligada à inclusão em programas sociais do Governo Federal, Estadual ou Municipal. Para chegar até o montante da renda familiar são levados em conta o salário dos integrantes da família e outros valores recebidos de aposentadorias, pensões, seguros-desemprego e Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) – salário mínimo pago mensalmente a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiências que as impeçam de trabalhar.

O MDS coordena o Cadastro Único (Foto: divulgação)

 Os valores recebidos por meio de programas de transferência de renda, sejam eles federal, estadual ou municipal, não são levados em conta no cálculo da renda familiar. A família, segundo os critérios do Cadastro Único é toda unidade nuclear formada por um ou mais indivíduos que colaboram com a renda da casa, ou são dependentes de membros do grupo, desde que residam na mesma casa. Para mais informações acesse o site (http://www.mds.gov.br).


Google plus


Este artigo possui 20 comentários

  1. poliani.machado.dos.santos
    Publicado em 11/06/2012 às 2:32 PM [+]

    meu bolsa família tem 2 anos que eu fis mais nunca veio eu fis cadastro de novo tem 3 meses mais não veio

  2. maria s de sousa
    Publicado em 14/07/2012 às 12:34 PM [+]

    boa tarde, eu trabalhei tenporario 9 mese e estou desenpregada desde do mês de janeiro e eu não recebo mais o bolsa familia,tenho 4 filho que são menores de 15 anos, e precisso muito da ajuda do bolsa familia.
    já fiz um novo cadastro 2 vezes e a desculpa é que o meu marido trabalha e até agora nada.
    favor tomar providencias obrigado
    maria.

  3. helena
    Publicado em 22/07/2012 às 6:34 PM [+]

    tem 4 anos que fis o cadrastro teve uma vizinha que fez no mesmo dia que eu e ela j arecebeu nao sei pok eu nunca recerbie e eu preciso enquanto pessoas que nem precisam recerbem

  4. MTJac
    Publicado em 16/08/2012 às 1:17 AM [+]

    Tente fazer o recadastramento do seu cartão.

  5. MTJac
    Publicado em 22/10/2012 às 3:45 PM [+]

    Olá Helena, tente conferir se seu cadastro foi aprovado, vá até o local onde você fez cadastro para o mesmo.

    Att,

  6. JULIANA RIBEIRO
    Publicado em 26/01/2013 às 11:27 AM [+]

    COMO FAÇO O RECADASTRAMENTO PELA INTERNETE DO BOLSA FAMILIA

  7. katia matias
    Publicado em 30/01/2013 às 6:08 PM [+]

    gostaria de receber a renda bolsa familia já tenho o cartão mas não está sendo depositado preciso muito.

  8. CLAUDIANECOSTADE JESUS
    Publicado em 26/02/2013 às 12:57 PM [+]

    ESTOU ATE HOJE ESPERANDO O PROGRAMA DOS CARINHOSOS DESDE 2010 SO RECEBO 32,00 ESTA ESCRITO EU E MEU FILHO DE 4 ANOS TODO ANO MIM CADASTRO E O VALOR NAO MUDA PRECISO DE UMA REPOSTA ENVIE PRA O e-MAIL MEU.

  9. nilton cesar da silva
    Publicado em 13/04/2013 às 5:21 PM [+]

    EU NAO ACHO CORRETO A FORMA DE OS MUNICIPIOS FAZEM ESSE CADASTRO AFORMA COM QUE ELES ESCOLHEM AS PESSOAS DEICHAM MUITOS FORA DO CADASTRO UNICO E INCLUI OUTROS COM ATE COMERCIO

  10. kelly cristina deassis
    Publicado em 17/04/2013 às 3:35 PM [+]

    esse beneficio é bom paraqm precisa

  11. patricia da silva nascimento
    Publicado em 22/04/2013 às 1:53 PM [+]

    moro na cidade de petrolãndia pernabunco esta com mais de ano que fis o bolsa familia e nada elas so manda espera

  12. cleuza
    Publicado em 23/04/2013 às 12:02 PM [+]

    como faço pra me cadastrar no cadastro único,moro com meu filho q tem 21 anos, ele faz faculdade integral na UFMS e não tem tempo pra trabalhar, só eu trabalho na casa, passamos muitas dificuldade, gostaria d receber um auxilio do governo, prefeitura ate ele terminar a faculdade, em qual programa eu entraria?

  13. nubia souza santos
    Publicado em 29/04/2013 às 7:36 PM [+]

    atualizar cadastro

  14. fatima benedita gomes da silva
    Publicado em 07/05/2013 às 5:52 PM [+]

    Boa tarde. Preciso tirar uma duvida.

    minha nora tem 2 filhos , matriculados regularmente .Me disseram ,que,ela não tem direito a bolsa família, por ter um adolescente que não estuda .

    Muito obrigada.

  15. erinilda francisca da silva lima
    Publicado em 01/03/2014 às 5:29 PM [+]

    cotaram o meu bolsa famiila em janeiro de 2014 e presciso muito pois so ganho un salario .e tenho 2 filha na escola.

  16. roseane batista de souza
    Publicado em 22/04/2014 às 6:07 PM [+]

    eu Roseane quero saber porque diminuiu a minha renda que era R$ 270,00
    agora minha renda foi pra R$190,00 porque?
    eu tenho 5 filhos fui na profeitura
    e min enformarão que foi brasil carinhoso .
    por favor devolva meu dinheiro pois estou passando necessidade.

  17. joseclaudia pereira chagas
    Publicado em 26/09/2014 às 5:55 PM [+]

    quero saber porque meu beneficio foi cancelado e não me avisaram nada ,gostaria de saber porque, na asistencia social não sabem nada ,na central da caixa tambem, por favor me mandem um resposta.de já agradeço.

  18. Karla
    Publicado em 01/10/2014 às 12:27 PM [+]

    Bom Dia Ivone tudo bom, Para participar do programa é necessário estar cadastrado no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. Cabe à prefeitura realizar esse cadastramento. Se sua família se encaixa em uma das faixas de renda definidas pelo programa, você deve procurar o setor responsável pelo programa na sua cidade de posse dos seguintes documentos:
    – Para o Responsável Familiar: CPF ou título de eleitor;
    – Para os demais membros da família: qualquer documento de identificação, como a carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de casamento ou nascimento, carteira de trabalho.
    Podem se cadastrar no CadÚnico as famílias que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
    Aquelas famílias que tenham renda superior a meio salário mínimo poderão ser incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados ou municípios.
    Ivone A inscrição no CadÚnico não garante a inclusão das famílias nos programas sociais. Após o cadastramento serão analisadadas as informações declaradas e, a partir daí, inicia-se o processo de seleção obedecendo aos critérios de cada programa específico.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  19. ana charles dos santos
    Publicado em 21/01/2015 às 9:45 PM [+]

    gostaria de saber porque a baixo minha renda tenho 4 filhos

  20. glebson santos costa
    Publicado em 20/07/2016 às 1:40 PM [+]

    quero meu cartão de volta dilma rouseff!!!!!

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top