Menu

Serviços

Atualizado em 20 de abril de 2010, às 18:19 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Cadastro Nacional de Advogados

cadastro nacional de advogados Cadastro Nacional de Advogados

Através do Cadastro Nacional de Advogados (CNA) é possível conhecer a credibilidade de um profissional que atua na área de advocacia, seu reconhecimento perante a OAB. Não basta ser formado em Direito para se tornar um advogado, também é preciso contar com a aprovação no exame de OAB para conseguir atuar na defensoria.

Apesar de ser uma carreira bastante antiga e concorrida, o advogado consegue boas oportunidades no mercado de trabalho. Depois de concluir a faculdade que dura em média de 4 a 5 anos, ele está habilitado para abrir um escritório de advocacia particular ou atuar na defensoria pública após a aprovação num concurso público para tal cargo.

A Ordem dos Advogados do Brasil aplica o exame para selecionar e credenciar os melhores profissionais formados em direito. Essa entidade máxima entre os defensores brasileiros é responsável por regularizar a área jurídica com o seu grupo de advogados aprovados na OAB.

Antes de contratar os serviços de advocacia, é importante que a pessoa verifique as credenciais do advogado, se a OAB o considera apto para defender os clientes perante a justiça brasileira. O cadastro dos profissionais do direito está contido no CNA e disponível para consultas em caso de dúvidas a respeito da competência de um advogado.

Os bacharelados em Direito que conseguem boa nota no Exame da OAB, automaticamente recebem um cadastro exclusivo, um número de inscrição que o autoriza atuar na sociedade como um advogado. O sistema de consultas está disponível na internet e diversas informações cadastrais estão contidas no banco de dados.

A consulta online CNA é um conteúdo informativo, ou seja, não vai gerar qualquer tipo de certidão. As atualizações cadastrais só podem ser feitas pelos advogados inscritos e a responsabilidade das informações é exclusiva da seccional correspondente. Para consultas, é necessário informar número de inscrição, tipo de inscrição, nome e seccional.

O acesso ao banco de dados é restrito, somente com as informações pedidas na página é possível conferir todas as informações arquivadas sobre determinado advogado. No mesmo site da OAB, os bacharelados em Direito podem obter detalhes sobre o Exame da Ordem. Acesse o site CNA-OAB e faça as consultas online.