Menu

Serviços

Atualizado em 30 de março de 2010, às 16:42 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Cadastro de Pessoa Física CPF

cadastro de pessoa fisica cpf Cadastro de Pessoa Física CPF

O cadastro de pessoa física é uma atividade realizada junto a Receita Federal com o objetivo de registrar os dados do contribuinte no arquivo do órgão. Todo cidadão que se presa precisa ser portador do CPF, um registro que permite o controle da Receita sob o pagamento de impostos e também aumenta a participação do indivíduo na sociedade.

Para tirar CPF, a pessoa deve comparecer numa agência dos Correios, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil portando os seguintes documentos: RG, título de eleitor e comprovante de endereço. Apresentada a documentação e preencho o formulário, o indivíduo precisará pagar uma taxa de 15 reais para a emissão do seu cartão magnético. Leva-se em torno de 40 dias para que o documento seja entregue no endereço do cidadão.

A Receita Federal vai gerar um número de 11 dígitos que corresponde ao documento, um dado único e intransferível.  É importante visitar o site oficial do órgão e verificar se todos os dados cadastrais estão preenchidos corretamente. Não é possível alterar o cadastro do cpf pela internet, o serviço online é apenas para consulta.

A maioria das operações financeiras exige o CPF, por isso sua emissão tem sido fundamental para o indivíduo que deseja participar ativamente da sociedade. Através do cadastro na Receita Federal, as pessoas podem fazer compras, criar contas no banco e outras operações relacionadas à área de finanças.

As consultas online no site da Receita Federal permitem aos contribuintes obter informações sobre o cadastro de pessoa física. Na página do órgão, é possível emitir o comprovante de inscrição CPF e verificar detalhes sobre a situação cadastral. Em casos de perda ou roubo do documento, o cidadão tem direito de solicitar segunda via CPF, basta comparecer a um posto de emissão e apresentar uma procuração original. O contribuinte não paga nenhuma tarifa para desfrutar desse serviço.

Uma das criações recentes lançadas pelo Governo é o e-CPF, um documento eletrônico que funciona como a versão digital do cadastro de pessoa física. Esse recurso tem sido usado nas assinaturas digitais, contratos bancários e declarações de renda.

Acesse o site da Receita Federal e faça suas consultas sobre o CPF!