Menu

Beleza

Atualizado em 12 de março de 2013, às 8:45 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cabelos compridos e cacheados: como cuidar

Com cuidados, os cabelos compridos e cacheados podem ficar sempre bonitos, macios e brilhosos. Saiba quais são os cuidados básicos necessários.

Cabelos sempre são a preocupação maior das mulheres, afinal, boa parte da aparência do rosto se deve a eles. Todos os tipos de fios, como se sabe, precisam de produtos e dedicação especiais e isso inclui uma rotina de cuidados, sem fim. Bastam algumas semanas de descuido e já se percebe que os cabelos começam a ficar fragilizados. Com agentes comuns do verão, como praia, sol e piscina, essa fragilidade dá seus sinais com mais rapidez. Para cuidar de cabelos compridos e cacheados deve-se ter ainda mais atenção. Este tipo especial de fio tem lá suas particularidades.

592967 Cabelos compridos e cacheados como cuidar.1 Cabelos compridos e cacheados: como cuidarQuanto mais longos os fios, mais cuidado se deve ter (Foto: Divulgação)

Por que este tipo de cabelo merece cuidado especial?

Todos os tipos de cabelo tendem ao ressecamento e quando este se acentua, outros problemas aparecem, como pontas duplas e quebra. O couro cabeludo tenta ajudar na prevenção a tais problemas, enviando certa quantia de óleo para os fios. Acontece que as ondinhas dos cabelos cacheados ou crespos acabam dificultando a chegada desta oleosidade natural em todo o comprimento dos fios. Quando eles são compridões, isso se torna ainda mais difícil. Portanto, a tendência ao ressecamento é a primeira característica deste tipo de madeixa. Outros cuidados, como a forma de pentear ou de lavar os cabelos devem ser regrados. Caso contrário, os fios podem ficar armados, com frizz e se quebrar.

592967 Cabelos compridos e cacheados como cuidar.2 Cabelos compridos e cacheados: como cuidarHidratações e produtos específicos são essenciais (Foto: Divulgação)

Cuidados básicos com cabelos compridos e cacheados

Quer ter os cabelos lindos e bem cuidados, como os das celebridades? Então, invista em bons produtos, especialmente formulados para cabelos longos e com cachos. Existem muitos, no mercado, de forma que todos podem encontrar, com paciência, algum que tenha preços condizentes com o seu bolso. No entanto, é bom ter em mente que cosméticos capilares realmente eficazes podem custar um pouquinho mais. Todos os dias, deve-se lavar os cabelos com shampoo e condicionador indicados. Em seguida, ainda durante o banho, é indicado desembaraçar os fios com um pente de madeira, de cerdas largas. Para mantê-los cacheados e macios, retire todo o excesso de água com a toalha, após penteá-los, mas sem esfregar o tecido neles. Aperte-os, entre a toalha. Em seguida, aplique um bom leave-in, longe da raiz, apenas no comprimento.

592967 Cabelos compridos e cacheados como cuidar.3 Cabelos compridos e cacheados: como cuidarLeave-in e óleos especiais ajudam a manter os fios hidratados (Foto: Divulgação)

Invista, também, em uma máscara de hidratação potente. Uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias, lave os cabelos com um shampoo antirresíduos e, em seguida, aplique a máscara, mecha a mecha, massageando-as e prendendo-as, num coque. Para aumentar o efeito do produto, enrole os cabelos com uma toalha, molhada com água morna; ou, ainda, uma toalha seca, aplicando ar quente do secador, durante alguns minutos, em cima da toalha. Espere até esfriar e enxágue. Para finalizar, invista em óleos e silicone, aplicando-os nas pontas dos fios, mas nunca antes do secador ou chapinha. Nestes casos, é preciso usar um protetor térmico.

Confira cortes ideais para cabelos cacheados: Cortes para cabelos cacheados: dicas, fotos

Aprenda a fazer hidratações: Hidratação para cabelos cacheados: como fazer em casa

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.