Menu

Beleza

Atualizado em 17 de abril de 2013, às 12:39 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cabelos com caspa: como cuidar

Tenha alguns cuidados diários para que as caspas não lhe incomode.

A seborreia, a caspa ou dermatite é aquela incômoda casquinha branca que geralmente gera uma coceira no couro cabeludo. Fora isso, é muito constrangedor ter sobre as roupas caspas inconvenientes. Especialistas afirmam que ainda não foi descoberta uma cura para esse problema capilar, mas existem muitas maneiras de prevenção e controle desses pontinhos brancos que são motivos de vergonha para algumas pessoas que o tem. Quem possui o couro da cabeça com maior oleosidade e pré-disposição genética para a doença sofre mais, no entanto, existem maneiras de cuidar das caspas.

Leia mais sobre: Como acabar com a caspa no inverno, dicas

561160 Cabelos com caspa como cuidar 01 Cabelos com caspa: como cuidarA caspa incomoda e chega a envergonhar algumas pessoas (Foto: Divulgação)

Produtos contra caspas 

Os dermatologistas acreditam que o uso de produtos contra caspas é uma forma de prevenção para quem sofre do mal de modo crônico. Xampus e tônicos com a função de combater a seborreia são eficazes e devem ser usados sempre por quem tem esse problema ou quando há manifestação de seu surgimento. Se mesmo usando esses cosméticos as caspas permanecerem, procure orientação médica.

Saiba mais sobre: Receita natural contra caspas

561160 Cabelos com caspa como cuidar 02 Cabelos com caspa: como cuidarCuide dos fios diariamente para evitar as caspas (Foto: Divulgação)

Prevenção e tratamento contra caspa 

Os produtos específicos para combater as caspas têm ativos que controlam a oleosidade do couro cabeludo, como mentol, ácido salicílico, cetoconazol e zinco. Esses cosméticos não causam um ressecamento dos fios como muitos pensam. Mas, além de optar por itens que fazem essa função de proteção contra caspa, quem não sofre do mal precisa tomar cuidado para manter a saúde do couro cabeludo em dia.

Para ficar bem longe das caspas é preciso manter certos hábitos diários preventivos. O primeiro passo é comprar xampus e condicionadores adequados ao seu tipo de cabelo. Também é importante enxaguar bem os fios e não passar creme para pentear na raiz, para evitar o acúmulo de produtos químicos, evitando assim a oleosidade excessiva. Lavar as madeixas e prendê-las também não é indicado, pois a umidade acumulada por muito tempo no couro cabeludo gera caspas.