Menu

Mulher

Atualizado em 30 de julho de 2012, às 18:03
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Buquê de noiva, dicas para escolher

Para escolher o buquê ideal, a noiva precisa levar em conta alguns detalhes, como altura, vestido e sapato. Confira:
494693 buque de noiva 5074 1600x1200 Buquê de noiva, dicas para escolherDetalhes do vestido também é levado em conta na escolha do buquê. (Foto Divulgação)

Além de escolher vestido, arranjo, brinco, acessórios, véu e calçado, a noiva também precisa definir qual o buquê mais apropriado para o casamento. Hoje em dia, o comércio de flores têm diversas opções e não é fácil escolher apenas um. No entanto, para escolher o buquê ideal, a noiva precisa levar em conta alguns detalhes, como altura, vestido e sapato.

“O gosto pessoal da noiva é o mais importante, mas é necessário que o buquê orne com o seu vestido e que o valor caiba dentro do seu orçamento. Muitos dizem que o buquê deve levar em conta uma série de itens como estatura, corpo, cor dos olhos, cabelo, pele e outros. Isso realmente é importante, mas, na realidade, é preciso ver o sonho da noiva e verificar se ele cabe direitinho em seu bolso”, diz Simone Rocha, diretora-executiva da empresa Loretha Rocha Idealização de Casamentos.

“Além disso, é importante levar em consideração o físico da noiva e o modelo do vestido. Noiva baixinha não deve usar buquê grande, pois fica a impressão de que ela é ainda menor. E a noiva alta não deve usar buquê pequeno, para não parecer maior ainda. Já a noiva gordinha precisa evitar os buquês redondos”, explica Sandra Maria Daniel, proprietária da Aldeia das Flores. “Fica muito estranho uma noiva pequena ou grande usar um buquê desproporcional a sua altura. Mas é preciso ver também, dentre as opções da noiva, a que melhor orna com o visual e a sua estrutura”, lembra Simone.

Confira: Buquês de noivas: fotos, ideias

Detalhes do vestido também são levados em conta na escolha do buquê. “Quando o vestido é muito elaborado o buquê não pode ser grande, para não esconder nenhum detalhe da roupa, como um laço, por exemplo. A época do ano não é mais levada em consideração, pois hoje conseguimos flores de todos os tipos em todas as estações. As flores podem ser importadas quando o buquê é contratado a tempo”, explica a especialista.

494693 buques de noivas 2 600 7142539 Buquê de noiva, dicas para escolherSegundo profissionais, o buquê não precisa combinar com a decoração do casamento. (Foto Divulgação)

Muitas noivas pensam que as flores do buquê precisam combinar com a arranjo do casamento, no entanto, segundo as profissionais, isso não é necessário. “O buquê é muito pessoal, cada noiva irá confeccioná-lo de acordo com o seu gosto e sonho, desde que ele esteja dentro dos parâmetros do bom senso e do bom gosto. Uma de nossas noivas usou no seu casamento miniorquídeas brancas com decoração feita toda em amarelo. Ficou belíssimo o conjunto da obra”, conta Simone.

“Realmente não precisa combinar buquê com a decoração. Às vezes a noiva prefere assim, aí damos um toque especial no buquê para não ficar tão igual. Mas, geralmente, o buquê é feito com flores mais nobres e mais caras, que não foi possível usar na decoração pelo alto valor, como tulipa, calas e orquídea”, comenta Sandra.

Veja mais: Melhores Flores para Bouquet de Noiva

Também é preciso ter cuidado com as flores artificiais. “Não aconselho o uso de flores artificiais no buquê, pois não fica bonito como o buquê natural”, afirma a empresária. Como está em alta o uso de sapatos coloridos pelas noivas, nesse caso, a combinação de cores entre o buquê e o sapato é importante. “Tudo deve estar em perfeita harmonia e de acordo com o sonho da noiva. Por isso, se ela optar por um buquê da cor dos sapatos isso é possível. Só é preciso verificar se o conjunto está harmônico ou não”, explica Simone.

“É interessante pelo menos usar no buquê um toque na cor do sapato ou então usar um buquê de cor neutra, branco ou bege. O que não combina mesmo é usar buquê de flores laranja e sapato pink, por exemplo. É só ter bom senso”, recomenda Sandra.

494693 Buquê de noiva 2012 tendencias 1 Buquê de noiva, dicas para escolherÉ preciso levar em conta, detalhes como altura, vestido e sapato na hora de escolher o buquê (Foto Divulgação)

Todavia, todo modismo possui prazo de validade e a noiva precisa ter cuidado. “É importante que ela tome cuidado com a moda que está na época do seu casamento. A noiva precisa pensar que daqui a 20 anos vai mostrar o álbum para o filho e se usou no casamento algo que era modismo e que depois se tornou algo feio ou brega, ela não mostrará o álbum com satisfação”, alerta Sandra.

“Assim que a noiva tiver definido o seu vestido, acessórios e os outros detalhes, ela pode escolher seu buquê. Mas é importante que defina de acordo com as flores existentes no mercado na época do casamento, porque além de serem mais frescas, o seu custo é menor”, alerta Simone.

Leia também: Flores para Buque de Noiva – Dicas, Significados

Atualmente há diversos tipos de buquês no mercado. “Existe o buquê em cascata, grande ou pequeno. O redondo, também grande ou pequeno, que é feito com apenas um tipo de flor. Tem o buquê solto, que é redondo e desarrumado, onde são usadas flores mistas e sementes. Também há o buquê de braçada, que é despojado e um ramo fica apoiado no braço, mas só fica bonito com poucos tipos de flores, como copos de leite ou calas. Existe ainda, o buquê de apenas uma flor especial. Neste caso, indico usar rosa ou copo de leite. Este buquê é indicado para a noiva que vai entrar com um terço além do buquê”, explica Sandra.

“Existem vários tipos de buquês, mas o interessante é a noiva fazer aquele que siga sua personalidade, gosto e que esteja de acordo com os seus sonhos. Obviamente muitas pessoas vão tentar vender aquilo que já existe no mercado. Fuja do tradicional e monte você mesma o seu buquê com a ajuda de um bom profissional, mas não seja influenciada por ele, porque o sonho é seu e não dele”, orienta Simone.

494693 buques de noiva 1 600 94381 Buquê de noiva, dicas para escolherDentre as diversas opções, é plausível encontrar novidades que encantam as noivas. (Foto Divulgação)

É plausível encontrar novidades que encantam as noivas. “Elas querem inovar para ter um evento único. Um exemplo de buquê diferente é um feito com diversos tipos de flores e com uma joia ou bijuteria fina, que combina com o acessório do cabelo. O buquê de ervas, por exemplo, só verde, pode ser feito de alecrim com sementes. Também é interessante usar buquê e terço, mas neste caso o buquê não pode ser muito grande, para não esconder o terço. Para quem vai usar o terço, indico um buquê redondo pequeno ou braçada. Outra dica para enfeitar seu buquê é amarrá-lo com renda, fitas com diferentes texturas ou prender a fita com um broche. Fica lindo para as fotos”, comenta Sandra.

Veja ainda: Tipos de buquês para noivas

Há ainda o buquê feito somente para ser arremessado aos convidados. “Vemos muito o buquê de Santo Antônio, o buquê do sapo, miniarranjos de flores (arranjo igual ou diferente da noiva só para jogar para as suas convidadas solteiras), além dos feitos com pérolas, pedras, crochês e tecidos. O noivo também pode participar jogando para os seus amigos uma caixa vazia de uma bebida e quem a pegar ganhará a garrafa. Para os noivos ainda há a possibilidade de jogar a sapa para os amigos, assim o solteiro que pegar a sapa vai encontrar a sua amada”, finaliza a profissional.