Menu

Criança

Atualizado em 3 de março de 2012, às 6:05 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Brotoejas em bebês: o que fazer

Para tratar as brotoejas, deixe a pele do seu bebê respirar.
403509 Brotoejas em bebês o que fazer 1 Brotoejas em bebês: o que fazerAs brotoejas são pontinhos vermelhos que causam coceira no bebê (Foto: Divulgação)

A brotoeja é uma erupção cutânea muito comum em bebês e crianças pequenas. Os médicos a chamam de Miliária e é resultado de inflamações das glândulas sudoríparas, que não permitem a saída do suor para a superfície da pele. Então, ele fica preso e causa a irritação que frequentemente vem acompanhada de muita coceira. Se o seu filho apresenta esse problema, saiba o que fazer com as brotoejas em bebês.

Ao perceber áreas vermelhas com pequenas bolhas no rosto, ombros,  pescoço,  peito ou na barriga da criança, leve-a ao pediatra a fim de que ele diagnostique a doença. Desse modo, ele indicará a melhor pomada ou creme para que a coceira e o incômodo acabem.

403509 Brotoejas em bebês o que fazer 2 Brotoejas em bebês: o que fazerMuitas vezes, elas aparecem no rostinho do bebê (Foto: Divulgação)

A brotoeja surge quando o bebê fica exposto ao sol em dias quentes e úmidos usando roupas pesadas e grossas. Portanto, para tratá-la, alivie o desconforto do seu filho, refrescando-o nos dias de muito sol. Para tanto, deixe-o com roupas leves e frescas e dê-lhe mais de um banho por dia.

Alimentos gordurosos e doces pioram as erupções na pele da criança porque contribuem para o fechamento das glândulas sebáceas, o que aumenta a temperatura interna dela. Os banhos do bebê com brotoeja devem ser dados com água morna e a sua pele não pode ser esfregada. Para tirar a sujeira dele, passe uma fralda de pano ou um pano macio. Depois, seque-o com leves palmadinhas com a toalha macia. Nesse período, não passe produtos perfumados nele, pois poderão piorar o seu estado.

Se a pele do seu filho for propensa a brotoejas, mantenha-o o mais fresco possível. Deixe-o perto de janelas ou ventiladores com roupas frescas e leves no Verão. Assim, ele não suará e ficará livre dos pontinhos vermelhos na pele. Caso não haja jeito e a criança começar a suar, passe um pano molhado no corpinho dela para retirar o seu suor.

403509 Brotoejas em bebês o que fazer 3 Brotoejas em bebês: o que fazerOs bebês ficam muito irritados com as brotoejas (Foto: Divulgação)

As brotoejas não são uma doença grave, mas elas incomodam muito o bebê, que chora o tempo todo por causa das coceiras. Sendo assim, trate-as assim que começarem a surgir e deixe o seu filhinho mais feliz. No entanto, não comece o tratamento antes de visitar o pediatra da criança.