Menu

Criança

Atualizado em 4 de junho de 2011, às 18:35 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Brinquedos para crianças de dois anos

blocos infantis dois anos 296x250 Brinquedos para crianças de dois anos

Existem muitos tipos de brinquedos infantis. Seguindo diversos tipos de recomendações, não só pedagógicas mas também de segurança, a maioria dos brinquedos é dividido de acordo com a faixa etária para a qual são mais recomendados. Brinquedos pequenos ou com peças pequenas que possam sair facilmente nunca são recomendados para as crianças menores devido ao risco que representam, já que essas crianças costumam colocar as coisas na boca e podem acabar se engasgando com esses brinquedos. Por isso é importante estar sempre atento as recomendações de faixa etária na embalagem dos brinquedos e prestar muita atenção em suas composições, materiais e peças. Caso um fabricante tenha indicado determinado brinquedo para a idade de seu filho mas você sabe que ele pode acabar se machucando, não compre o brinquedo. Assim como você só deve comprar os brinquedos que possuem a garantia de qualidade das instituições nacionais responsáveis por isso, como a INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

brinquedos bebes dois anos 250x250 Brinquedos para crianças de dois anos

Os brinquedos, na maioria das vezes, possuem uma função pedagógica, além de servirem para distrair e entreter as crianças, auxiliando no desenvolvimento de diversos fatores. Os brinquedos com sons, cores e tamanhos diferentes promovem o aprendizado desses elementos, sem que precisemos escolarizar essa etapa da vida. Brinquedos de encaixe, bolas e chocalhos podem ajudar o desenvolvimento da coordenação motora, assim como livros especiais para o manuseio de crianças (como livros de plástico para a hora do banho ou em papel cartonado, que não se rasgam facilmente) fazem com que, além do interesse e do gosto pela leitura, as crianças possam aprender os movimentos necessário para virar as páginas e a ter concentração ao observar as figuras e tentarem montar as histórias apresentadas. É interessante observar que, principalmente entre os mais novos, as brincadeiras não deve servir apenas para manter a criança ocupada mas também para estimular o desenvolvimento de diversas habilidades que serão necessárias para toda a vida.

brinquedos dois anos crianças 250x250 Brinquedos para crianças de dois anos

A partir dos dois anos as crianças tem mais capacidade de entender muitas coisas, como a diferença entre o certo e o errado, e precisam de estímulos para compreender melhor e adotar as atitudes certas. A fala deve ser sempre estimulada, a criança aprende a falar porque falamos com ela, elaborando diversas tentativas e observando quais estão certas e quais estão erradas, corrigindo a própria fala. São muitas as mudanças na criança e nos seus interesses: ela entra na fase de falar não o tempo todo, começa a selecionar quem pode mexer em seus brinquedos, escolher a própria roupa… tudo isso faz parte do desenvolvimento e precisa ter reações adequadas dos adultos para incentivar as posturas mais corretas, auxiliando na formação de seu caráter.

brinquedos infantis dois anos 300x225 Brinquedos para crianças de dois anos

Os brinquedos escolhidos para as crianças devem considerar essa fase de desenvolvimento, bem como serem de materiais leves, atóxicos, com peças grandes e bordas arredondadas. As cores vivas e os sons chamam muito a atenção. Também existe uma possibilidade maior de brinquedos para duas crianças, caso ela tenha companhia, já que é uma fase de socialização maior e ela pode começar a aprender como é brincar com o outro. Os blocos lógicos e peças nos formatos geométricos com diferentes texturas para pequenas ‘construções’ são brinquedos muito indicados nessa idade. Lembre-se de estar sempre atento as brincadeiras de seus filhos, ajudá-los a realizar determinadas tarefas estimula o desenvolvimento e deixa a criança mais feliz por ter a sua presença.

brinquedos lógicos dois anos 300x199 Brinquedos para crianças de dois anos

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.