Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Brincadeiras ao ar Livre para Educação Infantil

Por Redacao -

Os pais têm uma infinidade de preocupação com seus filhos, que começa bem antes do seu nascimento, são uma porção de cuidados que devem ser tomados. Desde cuidados com a saúde, com a alimentação, com a educação, e entre outras inúmeras preocupações que tomam conta da vida e do tempo dos pais.

Quando é chegada a hora de colocar a criança numa creche, escola, ou qualquer outro segmento educacional, os pais devem se preocupar se a escola oferece infra-estrutura correta, se toma cuidados com os alimentos, se os profissionais deste estabelecimento são competentes às funções que ocupam, e entre outros. Um quesito muito importante para a criança, seja na escola, direcionada por profissionais, ou em casa com os pais são as brincadeiras ao ar livre para educação infantil. É necessário que a criança tenha contato com o mundo exterior e com brincadeiras que incentivem elas a superar desafios, e estimular a competição saudável, isto é fundamental para o desenvolvimento da criança.

As brincadeiras ao ar livre são de simples organização e dinâmica, da qual as crianças podem interagir entre si, aprendendo a importância de um trabalho em equipe, mesmo que de maneira sucinta, pois é desde a infância que as crianças devem aprender a conviver com as outras pessoas, respeitando a dificuldade e os limites de cada um, aprendendo a ganhar e perder de maneira saudável, e nada como boas brincadeiras para ensinar este tipo de coisa, da forma mais divertida possível.

As brincadeiras ao ar livre para crianças podem envolver e mesclar os esportes comuns, a bola é muito utilizada para as brincadeiras ao ar livre, pois a maioria das crianças gosta de brincar com bolas, independente da idade, ou do sexo. As brincadeiras devem ser escolhidas de acordo com a idade das crianças, o ideal é que elas já tenham certo entendimento, para poder seguir as regras da brincadeira.

Existem inúmeras opções de brincadeiras para se fazer na área externa com a criança, e para os educadores, pais, que querem saber algumas dicas de brincadeiras ao ar livre, acompanhe a lista abaixo e escolha as brincadeiras que mais tenham a ver com a sua turma, ou com seus filhos.

RESGATE
As crianças devem ser separadas em duas equipes, após isso, deve ser colocado uma pessoa de cada equipe no campo do grupo adversário. O objetivo é tocar nessa pessoa e salvá-la. Quando ela é tocada, ela pode correr. Porém, se for congelada, deverá ser tocada por alguém. Ganha o time que resgatar mais vezes.

BOLA NA PAREDE
Joga-se em duplas. De cada vez, um participante joga a bola contra a parede. Nisso, o adversário tem que pegar a bola e fazer o mesmo até que alguém não consiga pegar. Esse alguém é eliminado e quem ficou no jogo escolhe um novo rival. Ganha o vencedor da última dupla.

São muitas as brincadeiras possíveis de serem realizadas ao ar livre, e com intuito de auxiliar no desenvolvimento da criança, e para que os educadores tenham acesso a muitos tipos de brincadeiras diferentes, acessem o site: www.jogosbrincadeiras.com.br
Neste site é possível ter acesso a mais de 50 brincadeiras diferentes, todas com objetivos diferentes, que certamente irão acrescentar no dia a dia das crianças da maneira mais positiva possível.

Uma dica importante: Fazer um aquecimento de no mínimo 10 minutos é muito importante para a saúde e a segurança das crianças.

 


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL