Brasil reforça regra para majorar restrição de espanhóis no país

PUBLICIDADE
Brasil passará a ter exatamente as mesmas exigências que a Espanha para entrar no país.

O Brasil iniciará oficialmente nesta segunda-feira (2), o projeto que empregará a regra da reciprocidade aos espanhóis que imigrarem ao país. A norma tende a majorar a restrição à entrada dos visitantes em rebate aos relatos de brasileiros que têm sido barrados na Espanha, sobretudo em Madri, por não estarem de acordo com todos os  pré-requisitos para a entrada.

As requisições incluem passaporte válido por seis meses, ticket aéreo de ida e volta, demonstração de recursos para estadia e hospedagem abonada – exatamente as mesmas exigências que os brasileiros devem cumprir para entrarem na Espanha.

Em 2007, o governo espanhol recusou 3.013 brasileiros no aeroporto de Madri, segundo levantamento do Itamaraty. No ano subsequente, foram 2.196. Já em 2009 e 2010 houve uma queda de 1.714 para 1695 respectivamente. Os dados de 2011 ainda não foram finalizados, mas até agosto, pelo menos 1.005 brasileiros foram barrados no país.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao periódico “El País”, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, assegurou que “as situações arbitrárias” praticadas pelo governo espanhol comprometem “pessoas que têm a documentação em dia e são levadas a uma sala separada do aeroporto [de Madri] para ser investigadas pela polícia”.

“Por exemplo”, afirmou, “têm de mostrar que seu cartão de crédito tem um limite, que estão de posse de um seguro-saúde, que têm reserva em hotel e que podem pagar a fatura da hospedagem”, declarou. De acordo com o governo espanhol, essas exigências são condições de entrada estabelecidos no espaço Schengen, ao qual compete a Espanha. O Itamaraty foi procurado para comentar as novas exigências, as quais entram em vigência hoje, porém a reportagem não teve retorno.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.