Menu

Saúde

Atualizado em 18 de julho de 2012, às 11:13 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Brasil é o segundo país com maior consumo de medicamentos para ansiedade

Consumo de medicamentos que combatem a ansiedade cresceu expressivamente nos últimos 10 anos, principalmente entre jovens.
488216 Brasil é o segundo país com maior consumo de medicamentos para ansiedade 1 Brasil é o segundo país com maior consumo de medicamentos para ansiedadeO transtorno de ansiedade é um mal que afeta o corpo e a mente. (Foto:Divulgação)

O consumo de remédios contra a ansiedade tem crescido no Brasil, demonstrando assim que a população está mais frágil a esta condição psicológica causadora de fobias. Entretanto, já ficou comprovado através de pesquisas que o indivíduo extremamente ansioso envelhece mais rápido e está mais propenso a desenvolver doenças.

Leia também: Pessoas que sofrem com ansiedade envelhecem mais depressa

Todas as pessoas sentem ansiedade no dia a dia, mas, dependendo da intensidade dos sintomas, a condição pode se transformar numa doença que ameaça a mente e o corpo. Em estado patológico, a ansiedade se manifesta através de sinais típicos, como medos exagerados, falta de controle sobre os pensamentos e preocupações excessivas. Alguns pacientes também apresentam uma sensação de vazio no estômago, falta de ar e aceleração dos batimentos cardíacos.

Os transtornos de ansiedade podem ser amenizados através de tratamentos específicos, normalmente realizado com o auxílio de um psicólogo ou médico psiquiatra. E, para que os sintomas sejam controlados, os pacientes consomem medicamentos. Embora o tratamento medicamentoso seja importante, dados apontam que os brasileiros estão cada vez mais dependentes de determinadas substâncias para viver melhor.

Cresce o consumo de remédios para ansiedade no Brasil

488216 Brasil é o segundo país com maior consumo de medicamentos para ansiedade Brasil é o segundo país com maior consumo de medicamentos para ansiedadeA venda de remédios para ansiedade cresceu espantosamente. (Foto:Divulgação)

Durante o ano de 2000, foram comercializadas 71 mil caixas de medicamentos para tratar transtornos de ansiedade e déficit de atenção. No entanto, dez anos depois, a venda de medicamentos deste gênero aumentou 1400%, ou seja, só em 2010 os brasileiros consumiram dois milhões de caixas. De acordo com os dados coletados, o consumo dos remédios contra a ansiedade cresceu principalmente entre os jovens.

Os brasileiros, constantemente submetidos à pressão da vida pessoal e profissional, estão apostando no consumo de antidepressivos e estabilizadores de humor. Com isto, a indústria farmacêutica está obtendo alto faturamento e investindo cada vez mais em químicas que proporcionam o ‘felicidade’. Segundo os dados do IMS Health, a venda brasileira de medicamentos contra a ansiedade arrecadou US$ 271,6 milhões em 2006, mas quatro anos depois saltou para US$ 647,8 milhões.

Os Estados Unidos é líder na venda de remédios contra a depressão e movimenta sozinho cerca de 60% do mercado, mas suas vendas se estabilizaram. Já no Brasil, a comercialização dos medicamentos controlados aumentou expressivamente, devido à quebra das patentes e ao fornecimento das substâncias pelo SUS. Entre os estados com o maior número de ansiosos que fazem tratamento medicamentoso , estão São Paulo e Rio de Janeiro. Os remédios mais comercializados nacionalmente são Rivotril, Lexotan e Frontal e Prozac.

O tratamento com medicamentos pode ter efeitos colaterais, sobretudo quando são ingeridos sem receita médica.

Como controlar a ansiedade?

488216 Brasil é o segundo país com maior consumo de medicamentos para ansiedade 2 Brasil é o segundo país com maior consumo de medicamentos para ansiedadeAlguns hábitos ajudam a controlar a ansiedade. (Foto:Divulgação)

- Pratique mais exercícios físicos para liberar serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer;

- Reduza o estresse diário reservando momentos para relaxar;

- Evite pensamentos negativos e catastróficos;

- Inclua na dieta alimentos que sejam ricos em triptofano, como banana e chocolate.

Saiba mais: Alimentos que combatem ansiedade

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.