Menu

Tecnologia

Atualizado em 29 de agosto de 2012, às 5:05 por Paulo Lima ()
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Brasil é líder em crimes virtuais na América Latina

O Brasil é campeão em crimes cibernéticos entre os países latino-americanos. No ranking global de criminalidade na internet, os brasileiros ocupam a quarta posição.

O Brasil está cheio de cibercriminosos, que colocam em jogo a segurança na internet, principalmente nas atividades que envolvem movimentação de dinheiro. Recentemente uma pesquisa considerou o país do samba e do futebol como o quarto colocado no ranking mundial de crimes virtuais. O Brasil é também o grande líder da América Latina quando se trata de ações criminosas na web 2.0.

507937 Brasil é líder em crimes virtuais na América Latina 1 Brasil é líder em crimes virtuais na América LatinaO Brasil é campeão em crimes virtuais na América Latina. (Foto:Divulgação)

Os títulos negativos do Brasil no universo cibernético não param por aí, afinal, o país também é considerado o lugar mais visado do mundo para implantar programas capazes de capturar informações bancárias. O Brasil ocupa ainda a quinta posição entre as nações com maior envio de spam.

O Brasil e os crimes na internet

Na América Latina, o Brasil lidera todos os tipos de ataques na web, como o envio de códigos maliciosos, zumbis de spam e phishing (tentativa de enganar o internauta para obter informações). Como muitos brasileiros desconhecem os recursos de segurança para proteger a navegação pela internet, eles se tornam vítimas fáceis dos criminosos.

Quando se trata dos ataques cibernéticos com cavalo-de-troia, o Brasil está na frente da China e da Rússia, com um índice de 16,9%. Já a respeito dos ataques phishing, o país aparece em 5º lugar no ranking global com apenas 1%, atrás do Reino Unido (42%), Canadá (29%), EUA (22%) e Noruega (2%).

O Brasil também ocupa a quinta posição no ranking dos países que mais enviam spam, com 3,4%, estando atrás dos Estados Unidos (42,2%), Reno Unido (8,5%), França (5,1%) e Alemanha (4,6%).

507937 Brasil é líder em crimes virtuais na América Latina Brasil é líder em crimes virtuais na América LatinaVírus de computador, invasão de perfis nas redes sociais e phishing aparecem como as principais atividades maliciosas na web. (Foto:Divulgação)

Entre os crimes virtuais mais praticados no Brasil, estão: vírus de computador ou malware (68%), invasão de perfis nas redes sociais (19%) e phishing (11%). De acordo com pesquisas, o custo dos crimes na internet foi de R$104,8 bilhões em 2011. Com o número de usuários crescendo no país, tudo indica que o prejuízo financeiro será ainda maior nos próximos anos. Em maio de 2012, o número de usuários ativos de internet foi de 50,9 milhões, segundo o Ibope.

Os dados estatísticos ainda revelam que 80% dos adultos online no Brasil já sofreram com crimes virtuais. Deles, 60% não contam com um antivírus atualizado. Um novo indicador surgiu nos últimos meses mostrando que 9% dos brasileiros online sofreram ataques em plataformas móveis.

Punições aos cibercriminosos brasileiros

Existe um projeto, chamado Lei Azeredo, que foi aprovado em maio pela Câmara dos Deputados, mas ainda necessita da sanção da presidente Dilma para entrar em vigor. A medida tem como objetivo punir os cibercriminosos em casos de uso de cartões de crédito ou débito obtidos indevidamente. A nova lei prevê multa e pena de 1 a 5 anos de prisão.

Veja também: Delegacia de crimes na internet SP

Como prevenir crimes virtuais?

507937 Brasil é líder em crimes virtuais na América Latina 2 Brasil é líder em crimes virtuais na América LatinaMedidas simples ajudam a evitar a ação dos cibercriminosos. (Foto:Divulgação)

Algumas medidas podem ajudar o internauta a não ser uma vítima fácil dos crimes virtuais. Confira:

- Mantenha o sistema operacional e o pacote de segurança sempre atualizado;

- Não acesse links suspeitos;

- Crie senhas difíceis de descobrir, que misturem letras, números e símbolos;

- Não memorize as senhas em navegadores da web;

- Evite usar redes sem fio públicas;

- Só faça downloads em sites de confiança;

- Não acesse a conta bancária quando estiver conectado a wi-fi pública.

Saiba mais: Como evitar ataques virtuais