Brasil dá 1º passo para definir slogan da Copa de 2014

PUBLICIDADE

O Ministério do Esporte lançou no final de setembro o projeto “Plano de Promoção do Brasil – A Copa do Mundo Fifa 2014 como plataforma de promoção do país”. Este plano visa dar ao país novas qualidades e valores, promovendo assim o Brasil para o mundial e está selecionando projetos que possam ajudar nisso.

Este é considerado o primeiro passo para a definição de um slogan, o que deve ser decidido em conjunto com a Fifa e de acordo com o portal UOL deve passar as mensagens: nacional, de celebração de conquistas e demonstração de capacidade; internacional, de que o Brasil está pronto para encantar o mundo e tendo como conceitos a ideia de “agregar, somar”.

A estratégia da promoção de imagem do país, de acordo com o Ministério do Esporte destina-se a alinhar as ações promocionais, de modo que todas sejam adequadas a mensagem desejada. O projeto busca reforçar os atributos da imagem brasileira nos outros países – povo alegre, receptivo e hospitaleiro, belezas naturais e diversidade cultural – e também características a serem reforçadas, que são a “economia forte e vibrante, capacidade de inovação, estabilidade da democracia e da economia, desenvolvimento com justiça social, esforço de sustentabilidade e cultura de paz e tolerância”. As ações devem ser trabalhadas de modo a atender três principais tópicos: turismo, negócios e sócio-cultural.

PUBLICIDADE

Os projetos serão selecionados em processo de chamadas públicas e as formas de financiamento ou de recursos ainda não foram definidos, mas podem vir diretamente do ministério, de secretarias estaduais ou municipais e ainda de empresas interessadas em associar a imagem à própria marca.

Quanto ao projeto em si não existe nenhuma restrição para a mídia a ser utilizada e no que diz respeito aos encargos financeiros, não há menção a teto de custo do projeto. A explicação é de que ainda estão em fase de análise do material antes de tomar uma decisão a respeito de planos e custos, e aqueles que concorreram na primeira etapa podem vir a ser convidados a adaptarem sua ideia a algo mais enquadrado com a futura ideia.

Quem estiver interessado pode consultar mais informações referentes ao chamado público no site do Ministério do Esporte. Neste link constam o documento de inscrição – que deve ser preenchido até o fim de outubro – e outras orientações pertinentes.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.