Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Bolsas Térmicas: Quente ou Fria?

Conheça as situações mais apropriadas para usar bolsas térmicas frias e quentes.
0 5 Votos 0 - Votar

Devo usar Bolsas Térmicas: Quente ou Fria? – Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que desejam aliviar dores com o auxílio de uma bolsa térmica, mas não sabem ao certo qual temperatura usar. Nessa matéria, iremos tratar sobre as funções de cada tipo de bolsa e os seus benefícios.

17187 Bolsas Térmicas Quente ou Fria 1 Bolsas Térmicas: Quente ou Fria? Bolsas Térmicas: Quente ou Fria? (Foto: Divulgação)

As bolsas térmicas, também chamadas de compressas, são indicadas para amenizar dores em diferentes partes do corpo e também para curar processos inflamatórios. Elas possuem mil e uma utilidades, por isso é fundamental ter sempre um exemplar guardado em casa.

Veja também: Dicas caseiras para melhorar inchaço nos joelhos

Bolsas Térmicas: Quente ou Fria?

Na matéria “Bolsas Térmicas: Quente ou Fria?” você vai conhecer as indicações de uso para cada tipo de compressa. Confira:

17187 Bolsas Térmicas Quente ou Fria 4 Bolsas Térmicas: Quente ou Fria? As compressas podem ser usadas em diferentes situações. (Foto: Divulgação)

Quando usar bolsa fria?

A bolsa fria costuma ser de grande ajuda para tratar os casos de dor de cabeça ou enxaqueca, torções no joelho ou tornozelo, pequenas hemorragias e extração de dente. Ela funciona muito bem no tratamento de lesões musculares, como contusões e entorses, além do que serve para tratar hematomas e febre.

Quando uma pessoa sofre uma queda, a região atingida deve ser tratada com uma compressa fria nas primeiras 48 horas. Esse cuidado é muito importante para aliviar a dor, pois a bolsa tem efeito anestésico, e para evitar o inchaço na região afetada. Os benefícios acontecem porque a bolsa fria faz cada vaso sanguíneo se contrair e diminui o fluxo de fluidos.

17187 Bolsas Térmicas Quente ou Fria 2 Bolsas Térmicas: Quente ou Fria? A bolsa fria previne inchaço. (Foto: Divulgação)

Quando usar bolsa quente?

A bolsa térmica quente pode ser usada em diferentes situações, como esforço muscular, cólicas, dores nas costas, torcicolo e dores nas articulações. Ela é perfeita para aliviar a dor lombar ou cervical, que normalmente é causada pela hérnia de disco. Muitas pessoas também costumam aplicar compressas quentes para aliviar dor de ouvido, distensões e dores reumáticas.

Além de aliviar dores, a bolsa quente vem sendo largamente usada para estimular a circulação sanguínea de determinadas áreas do corpo e promover o relaxamento da musculatura. Outra função importante da compressa quentinha é o deu poder de evitar as inflamações.

As situações infecciosas costumam pedir o uso de compressa quente, principalmente quando há a formação de pus, como é o caso do terçol e do furúnculo. A água quente tem a função contrária da água fria, pois ela dilata os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo.

17187 Bolsas Térmicas Quente ou Fria 3 Bolsas Térmicas: Quente ou Fria? A bolsa térmica é uma solução caseira para tratar dores. (Foto: Divulgação)

Quando usar bolsa fria e bolsa quente?

Em alguns casos, o tratamento precisa ser realizado com uma alternância entre compressa quente e compressa fria. O contraste da temperatura é uma ótima forma de estimular a circulação sanguínea e ajudar o paciente a se recuperar de quadros de imobilização, muito comum nas cirurgias ortopédicas.

Você ainda tem dúvidas sobre o uso de compressas? Então deixe um comentário na matéria “Bolsas Térmicas: Quente ou Fria?.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL