Menu

Cursos

Atualizado em 12 de maio de 2011, às 20:45 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Bolsas De Estudo No Exterior Para Brasileiros

bolsas de estudo no exterior para brasileiros 1 Bolsas De Estudo No Exterior Para Brasileiros

Estudar de graça no exterior é uma oportunidade para poucos, afinal, é necessário ter competência para ganhar a bolsa e acompanhar o ritmo de uma instituição de ensino conceituada. A educação internacional acrescenta muito no currículo de um profissional, aumentando suas chances de prosperar no mercado de trabalho.

Os cursos no exterior costumam ser realizados por meio de viagens de intercâmbio, mas nem todas as pessoas possuem condições financeiras para arcar com os cursos da capacitação ou especialização. Por isso algumas parcerias estão sendo traçadas para aumentar o número de bolsas de estudos no exterior para brasileiros e assim formar grandes profissionais em diferentes áreas.

Para ganhar uma bolsa de estudos em universidade estrangeira é necessário passar por um processo seletivo, já que as oportunidades são limitadas e o número de interessados é grande. Até mesmo quem deseja fazer uma pós-graduação no exterior precisa ter o seu perfil avaliado e passa por uma espécie de triagem para avaliar se realmente está preparado para uma experiência tão inovadora.

bolsas de estudo no exterior para brasileiros Bolsas De Estudo No Exterior Para Brasileiros

Instituições de ensino de vários países já trabalham com programas de bolsas de estudos para brasileiros, oferecendo até mesmo uma boa ajuda de custo para o bolsista. As universidades destinam suas vagas para bolsistas estrangeiros com a expectativa de revelar talentos, fazer novas descobertas e assim formar grandes pesquisadores.

Ganhar uma bolsa de estudos no exterior é bem complicado, isso porque a instituição que disponibiliza as vagas pode solicitar plano de estudo, carta de referencia e currículo. Os bolsistas também chegam a encontrar dificuldades para fazer uma viagem internacional, como a burocracia para emitir passaporte e visto.

Entre os países que abrem vagas para bolsistas brasileiros se destacam: Estados Unidos, Holanda, Canadá, Argentina, Chile, Japão, Alemanha, Portugal, França, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, México e Cuba. Cada instituição responsável pela concessão de bolsas adota seus próprios critérios e cria fortes vínculos com entidades brasileiras, como é o caso da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Para conhecer as ofertas de bolsas de estudo no exterior, os estudantes ou profissionais já formados devem se manter informados sobre as exigências de cada programa e período de inscrição. Conhecer os documentos necessários e possíveis taxas para o embarque também corresponde a um fator importante para a temporada de estudos no exterior.

bolsas de estudo no exterior para brasileiros 2 Bolsas De Estudo No Exterior Para Brasileiros

Segundo comunicou a presidente Dilma Russeff, os programas de bolsas de estudos no exterior deverão aumentar o número de vagas para enviar estudantes brasileiros para outros países. Por enquanto cerca de 5 mil brasileiros estudam nos Estados Unidos, Alemanha e França, mas tudo indica que as oportunidades se tornaram mais visíveis. O objetivo do Governo é conceder 75 mil bolsas de estudo para educação internacional até 2014.

Dilma Russeff tem olhos voltados especialmente para as grandes universidades americanas, por isso já avalia parcerias com o presidente dos Estados Unidos Barack Obama para abrir novas oportunidades. Por hora é apenas um projeto da presidente Dilma em seu primeiro ano de Governo, mas o investimento na formação internacional promete habilitar grandes profissionais para o mercado de trabalho brasileiro.

O Banco Santander também mantém parceria com grandes instituições brasileiras de ensino superior com o objetivo de enviar jovens universitários para estudar no exterior. O programa de mobilidade internacional distribui bolsas que duram em média três semanas com todas as despesas pagas.