Bolsas de Doutorado na Alemanha 2015

As Bolsas de Doutorado na Alemanha 2015 são ideais para os profissionais que já passaram pelo Mestrado e agora desejam dar um novo passo na carreira com uma experiência internacional de qualificação. Muitos mestres querem estudar em instituições alemãs, mas não sabem por onde começar.

Bolsas de Doutorado na Alemanha 2015. (Foto: Divulgação)

O doutorado é um programa de graduação Stricto sensu, ideal para os profissionais que buscam uma formação acadêmica sólida e completa. Após concluir o curso, o doutor tem maiores chances para trabalhar como professor universitário e pesquisador. O doutorando normalmente assiste às aulas e conta com a ajuda de um orientador para desenvolver a sua tese. Se a banca aprovar o trabalho, ele recebe o título de doutor.

Veja também: Bolsa De Estudo No Exterior 2012

Bolsas de Doutorado na Alemanha 2015

Confira a seguir duas formas de garantir Bolsas de Doutorado na Alemanha 2015:

DAAD

O primeiro passo para conseguir informações de como fazer doutorado na Alemanha é acessar o DAAD, site do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Este endereço tem um conteúdo bem completo para conseguir realizar os seus estudos em uma universidade alemã.

No site DAAD, é possível encontrar as opções de cursos, as instituições que trabalham com doutorado e as exigências para conseguir participar de um programa de intercâmbio acadêmico na Alemanha. Todo o conteúdo do site está disponível em inglês.

O DAAD oferece doutorado aos brasileiros. (Foto: Divulgação)

As instituições alemãs que oferecem bolsas de estudo são, em sua maioria, públicas. Cada universidade tem autonomia para estabelecer os próprios critérios de admissão. A maioria exige o mestrado, desempenho acima da média, projeto de pesquisa e conhecimentos de alemão. No caso do doutorado sanduíche, o candidato precisa estar matriculado em um programa da mesma modalidade no Brasil, além de ter o consentimento do seu orientador.

O doutorando, durante o tempo que estiver estudando, recebe 1000 euros do DAAD e 1300 euros da CAPES/CNPq. Ele também conta com auxílio cônjuge e pode participar de um curso de alemão sem qualquer tipo de custo.

O doutorado é uma grande oportunidade para a carreira. (Foto: Divulgação)

Programa Ciência Sem Fronteiras

Para conseguir uma bolsa de doutorado na Alemanha, primeiramente o candidato precisa ser aceito em uma universidade alemã. Depois, ele deve se inscrever no Programa Ciência sem Fronteiras, uma iniciativa do Governo Federal que visa estimular a formação de pesquisadores brasileiros. Ao fazer a inscrição para bolsa na Alemanha, é muito importante selecionar a modalidade, que pode ser doutorado pleno ou sanduíche.

O Programa Ciência Sem Fronteira tem parceria com o DAAD e Franhoufer. Para mais informações sobre Bolsas de Doutorado na Alemanha 2015, acesse o site: www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0