Bolsa Universidade Manaus 2016

PUBLICIDADE

Quem busca uma oportunidade para estudar no ensino superior em Manaus pode contar com o programa Bolsa Universidade, realizado pela prefeitura da capital do Amazonas. O processo seletivo deste ano prevê ao menos 8,8 mil bolsas de estudo para jovens em diversas universidades do estado. Separamos aqui alguns detalhes que podem ajudar o interessado em participar do programa. Normalmente o processo começa nos últimos meses do ano para no ano seguinte começar os estudos.

Bolsa de estudos em Manaus (Foto: Exame/Abril)
Bolsa de estudos em Manaus (Foto: Exame/Abril)

Bolsa Universidade 2016 Manaus

A bolsa de Manaus é cedida para alguns estudantes por meio de processo seletivo. Entre os principais requisitos para participar do programa estão ter baixa renda mensal, não possuir diploma de curso superior e não estar matriculado em nenhuma universidade pública.Em relação a renda familiar, os interessados não podem possuir renda familiar per capita (por quantidade de morador) superior a R$ 1.182. Além dos cursos de graduação, os moradores da capital encontram os Cursos gratuitos em Manaus.

Bolsa Universidade São Paulo

Por meio do mesmo programa, o governo estadual de São Paulo também oferece bolsas de estudo para o ensino superior. A bolsa é totalmente integral, sendo que o teto que a secretaria do estado paga chega a R$ 500 reais e a universidade onde você estudará pagará a outra parte.

PUBLICIDADE
Conheça o programa Bolsa Universidade (Foto: Exame/Abril)
Conheça o programa Bolsa Universidade (Foto: Exame/Abril)

O jovem que busca essa bolsa de estudo atuará como educador universitário em uma escola participante do Programa Escola da Família, que funciona aos finais de semana para a comunidade. Os trabalhos normalmente giram em torno de 4 temas: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho.

Prouni também ajuda jovem ingressar na graduação (Foto: Exame/Abril)
Prouni também ajuda jovem ingressar na graduação (Foto: Exame/Abril)

Projeto Instituto Bolsa Universidade

O Programa Bolsa-Universidade é um acordo feito entre os governos do estado, no caso São Paulo, com as instituições de ensino superior que, por meio da secretaria de educação estadual promove a educação em dois níveis importante: básico e superior. Quem quiser saber mais detalhes pode entrar no site do programa no ssitema do governo do seu estado, caso ele tenha essa parceria com as instituições.  Além dos cursos de graduação, instituições oferecem cursos gratuitos como é o caso do SENAI Manaus: Cursos Gratuitos no Amazonas.

Tenha acesso ao ensino superior por meio de bolsas de estudos (Foto: Exame/Abril)
Tenha acesso ao ensino superior por meio de bolsas de estudos (Foto: Exame/Abril)

Prouni: Bolsa Universidade

O Programa Universidade para Todos é o principal programa de acesso ao ensino superior, sendo este promovido pelo Governo Federal. Para conquistar a bolsa é preciso seguir alguns requisitos e o principal é fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), conseguindo a pontuação necessária aí partirá para os próximos passos para conquistar a bolsa, que pode ser de 50% ou chegar a 100%.

No site do programa você encontra mais detalhes www.prouniportal.mec.gov.br e pode já se preparar caso opte por este sistema de bolsa para chegar ao ensino superior. Oportunidades para se formar não faltam!!!

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Por favor estou muito ansiosa em saber sobre o resultado do bolsa univesidade, sobre a lista de aprovados do bolsa por favor me respondam!!!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.