Você já conhece a Dieta do Carboidrato? Clique Aqui X

Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Bolsa Universidade 2013 inscrições

O Bolsa Universidade é um programa realizado em Manaus com o objetivo de facilitar o acesso ao Ensino Superior.
0 5 Votos 0 - Votar

O Bolsa Universidade é um programa criado pela Prefeitura Municipal de Manaus para aumentar o acesso da população ao Ensino Superior. A iniciativa existe desde 2009 e ao longo de três anos conseguiu contribuir com vários estudantes de baixa renda que vivem na capital amazonense.

541290 Bolsa universidade 2013 inscrições Bolsa Universidade 2013 inscrições O programa Bolsa Universidade 2013 facilita o acesso ao ensino superior em Manaus. (Foto:Divulgação)

Bolsa Universidade: Incentivo ao ensino superior

O Programa Bolsa Universidade tem se mostrado um dos principais programas brasileiros de incentivo a formação superior. O dinheiro investido no aprendizado do aluno não precisa ser ressarcido, mas ele deve participar dos projetos realizados pela Prefeitura de Manaus, como educacionais, sociais, culturais, socioambientais entre outros.

Em 2012, o Programa Bolsa Universidade ofereceu mais de 21 mil vagas para bolsistas, parciais e integrais. Para o próximo ano, a iniciativa da Prefeitura de Manaus deve seguir os mesmos critérios, mas o período de inscrições para o Bolsa Universidade 2013 ainda não foi divulgado.

Saiba mais: Bolsa Universidade Manaus 2012

Bolsas de estudos em Manaus

O Programa Bolsa Universidade (PBU) de Manaus oferece três tipos de bolsas: a de 100%, a de 75% e a de 50%.  Integral ou parcial, a iniciativa garante que o estudante tenha desconto nas mensalidades e obtenha uma formação de qualidade.

541290 Bolsa universidade 2013 inscrições 2 Bolsa Universidade 2013 inscrições O programa oferece bolsas de 50%, 75% e 100%. (Foto:Divulgação)

Para ser beneficiado pelo PBU, o estudante amazonense precisa comprovar baixa renda, ou seja, apresentar documentos capazes de provar a sua falta de condição para arcar com os custos de uma faculdade. Ele também deve ser residente da cidade de Manaus e ter sido aprovado em dos vestibulares das instituições conveniadas.

Atualmente existem 14 instituições privadas de Ensino Superior que são parceiras do programa Bolsa Universidade: Boas Novas, Ciesa, Dom Bosco, Esbam, Fametro, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Nilton Lins, Ulbra e Uninorte.

A seleção de bolsistas acontece anualmente. Em 2012, as inscrições foram realizadas no mês de janeiro e os candidatos precisaram preencher um formulário pela internet para disputar as vagas disponíveis. Além dos dados pessoais, o sistema também exigiu no ato da inscrição a escolha de uma instituição de ensino, o curso superior e o turno.

541290 Bolsa universidade 2013 inscrições 1 Bolsa Universidade 2013 inscrições O Bolsa Universidade 2013 ainda não está com inscrições abertas. (Foto:Divulgação)

Mais informações sobre o programa de incentivo ao Ensino superior estão disponíveis site Bolsa Universidade Manaus. Em breve o calendário de 2013 será divulgado na página. Os estudantes interessados em garantir uma bolsa de estudos no próximo ano também podem entrar em contato pelo telefone 0800-0926355 (segunda à sexta, no horário de 8 às 17h).

Veja ainda: Bolsa Universidade SP 2012: inscrições, vagas

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL