Menu

Brasil

Atualizado em 26 de janeiro de 2015, às 13:49 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Bolsa Escola – Como Receber o Bolsa Escola

O projeto Bolsa Escola proporciona um auxilio monetário para famílias que possuem baixa renda. O programa foi criado para evitar a exclusão das famílias ao meio social através da educação direcionando o valor mensal recebido para à educação das crianças, diminuindo o trabalho precoce e evitando que crianças parem de estudar muito cedo.

 

 

2300 programa bolsa escola 600x600 Bolsa Escola   Como Receber o Bolsa EscolaO programa Bolsa Escola incentiva o estudo das crianças (Foto: Divulgação)

 Bolsa Escola – Como Receber o Bolsa Escola

Muitas famílias pobres do Brasil, principalmente família grandes, colocam seus filhos para ajudar na renda familiar com trabalhos diversos desde vender doces no sinal até trabalho rural. Na maioria das vezes a criança passa a não ir para a escola afetando diretamente seu futuro e atrasando-as no seu desenvolvimento. Hoje percebemos que houve uma grande redução de crianças nas ruas, com medo de perder o benefício dado pelo governo.

Para que estas famílias continuem a receber o beneficio, estas devem manter seus filhos na escola.O controle da criança com respeito ao seu comparecimento escolar é feito pela Secretaria de Educação, o mesmo autoriza ou não o repasse do benefício a família. Além disso, o controle é usado para identificar alguma outra necessidade que o aluno carece: Psicológico, reforço escolar, médico.

2300 Cadastrar no Bolsa Escola 600x600 Bolsa Escola   Como Receber o Bolsa Escola

Para receber o Bolsa Escola é necessário que:

  • A família tenha em sua composição crianças de 7 a 14 anos
  • As crianças devem ir as aulas
  • Renda per capita mensal da família deve ser de meio salário por pessoa adulta
  • Morar a mais de 5 anos no município onde a criança estuda

Seguindo todos os requisitos acima a família cadastrada tem direito a receber do governo Federal R$ 35,00 por mês por cada aluno (no máximo três de uma mesma família); o valor total não pode passar de R$ 175,00.

É realizada a cada três meses uma avaliação para confirmar se as crianças estão assistindo no mínimo 75% das aulas. No caso de mais de 15% de falta o benefício é suspenso.

Em relação ao projeto é importante saber que houve a unificação do Bolsa Escola junto ao programa Bolsa Família, contemplando todos os outros programas de assistência do governo.

O governo oferece também oportunidade de estudo após o estudo básico. Existem hoje vários programas que dão a oportunidade de alunos com baixa renda continuarem a estudar fazendo assim uma graduação e uma pós graduação como o sisutec, sisu, prouni, pronatec e o educa mais brasil. O programa Educa Mais Brasil da a oportunidade de alunos concorrerem a bolsas de até 50% e também a cursos técnicos particular.

2300 programa bolsa escola 300x300 Bolsa Escola   Como Receber o Bolsa Escola

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.