Brasil

Bolsa Escola – Como Receber o Bolsa Escola

Por Redacao

O projeto Bolsa Escola proporciona um auxilio monetário para famílias que possuem baixa renda. O programa foi criado para evitar a exclusão das famílias ao meio social através da educação direcionando o valor mensal recebido para à educação das crianças, diminuindo o trabalho precoce e evitando que crianças parem de estudar muito cedo.

Bolsa Escola - Como Receber o Bolsa Escola
O programa Bolsa Escola incentiva o estudo das crianças (Foto: Divulgação)

 Bolsa Escola – Como Receber o Bolsa Escola

Muitas famílias pobres do Brasil, principalmente família grandes, colocam seus filhos para ajudar na renda familiar com trabalhos diversos desde vender doces no sinal até trabalho rural. Na maioria das vezes a criança passa a não ir para a escola afetando diretamente seu futuro e atrasando-as no seu desenvolvimento. Hoje percebemos que houve uma grande redução de crianças nas ruas, com medo de perder o benefício dado pelo governo.

Para que estas famílias continuem a receber o beneficio, estas devem manter seus filhos na escola.O controle da criança com respeito ao seu comparecimento escolar é feito pela Secretaria de Educação, o mesmo autoriza ou não o repasse do benefício a família. Além disso, o controle é usado para identificar alguma outra necessidade que o aluno carece: Psicológico, reforço escolar, médico.

 

Como Receber o Benefício

Para receber o Bolsa Escola é necessário que:

  • A família tenha em sua composição crianças de 7 a 14 anos
  • As crianças devem ir as aulas
  • Renda per capita mensal da família deve ser de meio salário por pessoa adulta
  • Morar a mais de 5 anos no município onde a criança estuda

Seguindo todos os requisitos acima a família cadastrada tem direito a receber do governo Federal R$ 35,00 por mês por cada aluno (no máximo três de uma mesma família); o valor total não pode passar de R$ 175,00.

Bolsa Escola - Como Receber o Bolsa Escola
Para conseguir seu cartão é necessário seguir as instruções acima.

É realizada a cada três meses uma avaliação para confirmar se as crianças estão assistindo no mínimo 75% das aulas. No caso de mais de 15% de falta o benefício é suspenso.

Em relação ao projeto é importante saber que houve a unificação do Bolsa Escola junto ao programa Bolsa Família, contemplando todos os outros programas de assistência do governo.

O Governo oferece também oportunidade de estudo após o estudo básico. Existem hoje vários programas que dão a oportunidade de alunos com baixa renda continuarem a estudar fazendo assim uma graduação e uma pós graduação como o sisutec, sisu, prouni, pronatec e o educa mais brasil. O programa Educa Mais Brasil da a oportunidade de alunos concorrerem a bolsas de até 50% e também a cursos técnicos particular.

 

Recomendado para você

Serviços

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Serviços

FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Serviços

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Serviços

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Comentários

41 respostas para “Bolsa Escola – Como Receber o Bolsa Escola”

  1. gisele pacheco disse:

    ola gostaria de saber como faco para mim se cadastrar

  2. divanir castro de moraes disse:

    tenho 3 filhos já faz 4 anos q não recebo esse beneficio,e preciso muito,o que houve de errado,fiz tudo que me pediram,a quem posso recorrer

  3. ´carolina disse:

    oi venho mais uma vez pedir aajudar de vcs pra meus fihlos Cassiane Izabel e Ruan eles pressizar de dinhiro do bousa escola . muto grata pela ajudar

  4. sylma disse:

    eu gostaria de saber porque eu so recebo 70,00 de meus dois filhos.
    pois tenho colegas que recebem quase 300,00 ,tendo dois filhos também.

  5. isabel eliza s. rosado disse:

    como faço pra entrar no programa bolsa escola

  6. rafael disse:

    meu comentario e que, minha vo, tem com ela 3 maninos de 13 a 11 anoa cada, e a algum tempo atras fez dez anos que ela fez esse cadastro e so agora veio sair, mais em menos de um ano, cortaram o bolsa escola dela por ela ser apusentada. eu acho isso errado por que o dinheiro da escola e para os alunos que estudam, ou seja para ajudar na compra de coisas importantantes da escola, isso não tem nada ave com o fato de minha avo ser apusentada, por que as crinças estão estudando para ganhar esse beneficio, então eu queria saber se isso e serto.

  7. sandra disse:

    quero saber se possso me inscrever no bolsa escola e como devo fazer.

  8. fabiana fraga fernandes disse:

    tenho 4 filhos e so recebo 300 reias enquanto isso tem gente que com dois ou tres filhos recebe de 400 a 500 reis gostaria de saber porque antes quando eu tinha tres filhos so recebia 182 reais tem gente tem condiçao boa e recebe sem nesecidade o bolsa familia tirando o direito de outras pessoas receberem o beneficio nao acho justo bom esse e o meu comentario verdadeiro

  9. marilia barreto disse:

    como receber o bolsa escola? onde devo ir

  10. claudia patricia de oliveira disse:

    recebo a bolsa familia e tenho tres filhos e preciso muito desse beneficio, pois eu e meus dois filhos temos uma doença congenita cardiaca e não posso trabalhar pois tenho qye medica-los de 8 em8 horas,não tenho renda nenhuma mais nem o pai dos meus filos me ajuda mais. estou com dificuldades em casa e so peço a deus que me ajude,amém

  11. gabriel disse:

    porque nao pode receber bolsa familia e bolsa escola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *