Você está em: MundoDasTribos > Hypes > Brasil > Bolsa Escola – Como Receber o Bolsa Escola

Bolsa Escola – Como Receber o Bolsa Escola

Por Redacao

O projeto Bolsa Escola proporciona um auxilio monetário para famílias que possuem baixa renda. O programa foi criado para evitar a exclusão das famílias ao meio social através da educação direcionando o valor mensal recebido para à educação das crianças, diminuindo o trabalho precoce e evitando que crianças parem de estudar muito cedo.

Bolsa Escola - Como Receber o Bolsa Escola
O programa Bolsa Escola incentiva o estudo das crianças (Foto: Divulgação)

 Bolsa Escola – Como Receber o Bolsa Escola

Muitas famílias pobres do Brasil, principalmente família grandes, colocam seus filhos para ajudar na renda familiar com trabalhos diversos desde vender doces no sinal até trabalho rural. Na maioria das vezes a criança passa a não ir para a escola afetando diretamente seu futuro e atrasando-as no seu desenvolvimento. Hoje percebemos que houve uma grande redução de crianças nas ruas, com medo de perder o benefício dado pelo governo.

Para que estas famílias continuem a receber o beneficio, estas devem manter seus filhos na escola.O controle da criança com respeito ao seu comparecimento escolar é feito pela Secretaria de Educação, o mesmo autoriza ou não o repasse do benefício a família. Além disso, o controle é usado para identificar alguma outra necessidade que o aluno carece: Psicológico, reforço escolar, médico.

 

Como Receber o Benefício

Para receber o Bolsa Escola é necessário que:

  • A família tenha em sua composição crianças de 7 a 14 anos
  • As crianças devem ir as aulas
  • Renda per capita mensal da família deve ser de meio salário por pessoa adulta
  • Morar a mais de 5 anos no município onde a criança estuda

Seguindo todos os requisitos acima a família cadastrada tem direito a receber do governo Federal R$ 35,00 por mês por cada aluno (no máximo três de uma mesma família); o valor total não pode passar de R$ 175,00.

Bolsa Escola - Como Receber o Bolsa Escola
Para conseguir seu cartão é necessário seguir as instruções acima.

É realizada a cada três meses uma avaliação para confirmar se as crianças estão assistindo no mínimo 75% das aulas. No caso de mais de 15% de falta o benefício é suspenso.

Em relação ao projeto é importante saber que houve a unificação do Bolsa Escola junto ao programa Bolsa Família, contemplando todos os outros programas de assistência do governo.

O Governo oferece também oportunidade de estudo após o estudo básico. Existem hoje vários programas que dão a oportunidade de alunos com baixa renda continuarem a estudar fazendo assim uma graduação e uma pós graduação como o sisutec, sisu, prouni, pronatec e o educa mais brasil. O programa Educa Mais Brasil da a oportunidade de alunos concorrerem a bolsas de até 50% e também a cursos técnicos particular.

 

Recomendado para você
Brasil

Como fazer alongamento com qualidade?

Brasil

Tratamento Gratuito de Varizes

Brasil

2 Via Celpe Pernambuco

Brasil

UOL Chat Cidades

Comentários
  1. Luana disse:

    Estudo á 5 anos na escola do estado e nunca recebir o bolsa escola.Como eu faço para receber?

  2. Telma Macedo disse:

    Como faço para me cadastrar no bolsa escola, estou desempregada e meu marido me deixou, estou precisando muito de informações.

  3. leuzi sousa campos disse:

    a minha filha estuda na escola já fais 3 anos e não resebe
    a bolsa escola .como fazer para ela resebe pois o meu marido e eu estamos sem trabalho e não temos quais o q
    comer moramos na favela cata preta santo andre sp.
    obrigado ass.leuzi

  4. maria aparecida de lima disse:

    tenho 3 filhos na escola e não recebo nem uma ajuda do governo ja fis um cadastro mas não obitive resposta ate hoje vou na prefeitura mas eles falam vai chega na sua casa o comunicado, des de quando existe bolsa familia nunca recebi nem que sim nem que não

  5. Vania Eloa Sanini disse:

    Eu Vania nunca recebi o Bolsa Escola minha filha já esta na Quarta Serie e quero saber do meu cadastro do Bolsa Escola ela estuda na Escola Estadual Queiros Telles,sei que ela tem todos os direitos por ser uma aluna Exemplar e que tem o indice mais baixo desta escola de Faltas em todos estes anos por isto,gostaria de receber este direito que é cabivel e OBRIGATORIO de Cidadã Brasileira para com minha Filha Aluna ela ainda vai para Quinta Série eu acho que ela tem a continuidade deste Previlegio Governamental de grande obrigação Social OBS{ ë Pouco mas e um direito do Cidadão ou cidadã HOnesta Muito Obrigado

  6. Roberta disse:

    Tenho dois filhos na escola , um de 11 anos e outro de 08 anos, gostaria de saber como faço para receber o bolsa escola ou bolsa familia. Obrigada.

  7. Márcia disse:

    desde quando foi lançado esses beneficios de bolsa familia fiz meu cadastro mas nunca recebi nenhum centavo e tenho dois filhos na escola ,gostaria de saber como faço para receber esse beneficio porque afinal meus filhos tem esse direito

  8. Rosangela Mendes Ferreira da Silva disse:

    Tenho dois filhos um de 14 e o outro de 7
    como0 faço para receber o beneficio do bolsa
    escola?

  9. elisangela disse:

    Uma mãe que recebe pensão,visto que é separada do marido, tem direito a bolsa escola ?

  10. MARIANA disse:

    Esse saite e muito legal !!”

  11. priscila disse:

    olá eu queria saber como faço para me cadastrar em um desses programas do governo,,bolsa familia,,vale gas
    qualquer um que me ajude,,, nao estou presisando estou nesesitando… obrigado e me ajudem por favor

  12. andreia andrade disse:

    Olá gostaria de saber como faco pra poder cadastrar milha filha de 8 anos na bolsa familia e na bolsa escola porque estou desenpregada não tenho ajuda do pai dela para criala,eu vejo muita jente que recebe e não precisa,a escola dela pedio os documento quando ela tinha 6 anos pra faser o cadastramento e ate hoje não falam nada sera que tem alguêm recebendo por mim preciso de ajuda e eu sei que como vidadam tenho direitos e deveres espero resposta obrigada!!! andreia Rio de janeiro Duque de Caxias

  13. eliene leite disse:

    Olá, tudo bem?
    Tenho um sobrinho de 09 anos que estuda, nunca faltou nas aulas e faz pouco tempo que cortaram o Bolsa Escola dele. Até hoje não sabemos o motivo. Minha irmã é solteira, e vive fazendo bicos para.Então essa era uma grande ajuda para ela e o filho. Por favor, se possível responda-me orientando o que devo fazer para ajudá-los quanto a isso.
    um forte abraço

  14. ROBERTO ROSILEI DAMASCENO disse:

    eu roberto fiz o cadastro de 3 criaças mas ate hoje nao recebi o beneficio preciso muito pesso por favor se e o governo qui mim da o doreito porque aimda nao recebi o beneficio grata beijosssss xauuuuuuuu

  15. joana disse:

    olá tudo bem,a minha irmã tem duas filhas;uma de 10 e outra de 4 anos ,trabalha sem registro ganha tão pouco mau dá pra ,pagar aluguel.ela já tentou varias vez fazer o cadastro da bolsa escola,e eles sempre manda voltar,nunca consegue;agente ver tanta gente q/ nem precisa e consegue com maior facilidade,e quem precisa não consegui nada,vcs podem ajuda-lá por favor?eu agradeço por ela.

  16. mauriceia da silva disse:

    estou cadastrada no bolsa escola a mais de 4 anos mais nunca recebi oque devo fazer

  17. sonia de sousa martins disse:

    eu tenho 3 crianca na escola porque ainda nao recebo…………..

  18. Rosangela Gomes de Carvalho disse:

    tenho 02 filhos na escola um tem 8anos e outro de 12,ambos vão muito bem ,as notas deles e sempre MB que e a maxima,sou viuva e vivo so do meu trabalho ,assim que saiu o bolsa familia eu recebia esse benefício,mas depois me cortaram e não entendi o motivo,já que meus filhos não faltam as aulas,por favor me respondam.

  19. Luciana disse:

    Quem recebe bolsa familia pode receber bolsa salario

  20. fernanda cristine disse:

    voces deveriam criar vergonha na cara e almentar esse valor,o que uma mae de familia vai conpra de material pro filho com 15 reais,nao da nem pro caderno,eu sugeria pelo menos 50 por cada criança,ate por que nao vai fazer falta pra voces………………..

  21. Marcela disse:

    Todos eles, incluindo os pais necessitam com urgência do bolsa família e também voltarem as escolas. Textos como “aLmentar o bolsa família” é realmente lamentvel… Pobre dessas crianças que imaginam um dia terem oportunidades, se os seus responsáveis não tem a idéia da diferença de um u para l… Uma pena..

  22. cristina pereira dasilva disse:

    gostaria de saber o porque até hoje nunca veio o meu beneficio se já tem o numero do nis é porque já foi aprovado mas já se fazem mais de cinco anos e até hoje nada.

  23. sandra disse:

    com esse benefício eu posso fazer emprestimo

  24. alecsandra disse:

    gostaria de saber como posso conseguir uma bolsa na faculdade?

  25. simone ferreira da silva disse:

    gotaria de saber como faço para desfaser o cadastro do bolsa escola,ja se passaram dez anos que eu nao recebo mais tenho dois filhos e gostaria de cadastralos no bolsa escola.

  26. clecimaria ferreira da costa dos anjos disse:

    ja fas cinco anos ate hoje nao recebo

  27. maria ilderner vidal silva disse:

    eu fiz meu cadrasto no bolsa escola nunca recerbi como eu faco pra min recerber infomacoes sobre esse cadrasto queu fiz em1997

  28. claudia brum laranjeira disse:

    bom sou aponsentada por invalides me cadastrei desde setembro até não recibi nada isso é normal.bom eu acho uma falta de respeito conosco pois somos cidadão e precisamos de uma resposta.so falam que demora mesmo poxa já tem 6 meses pelo amor de deus preciso de uma resposta

  29. marinalva daconceiçaoteixeira disse:

    fiz ocadastro dos meus filhos,dia27 /08/2010.mas nunca recebi resposta nenhuma tenho 2filhos na escola de5anos eo outro tem 7anos,estou separada edesempregada,mas mesmo assim meu filho não faltam um dia sequer na escola.preciso de uma resposta.sobre omeu cadastro.

  30. ana pereira baia disse:

    eu ja tenho o bolsa faminha eu posso fazer tambem o bolsa escola

  31. gabriel disse:

    porque nao pode receber bolsa familia e bolsa escola

  32. claudia patricia de oliveira disse:

    recebo a bolsa familia e tenho tres filhos e preciso muito desse beneficio, pois eu e meus dois filhos temos uma doença congenita cardiaca e não posso trabalhar pois tenho qye medica-los de 8 em8 horas,não tenho renda nenhuma mais nem o pai dos meus filos me ajuda mais. estou com dificuldades em casa e so peço a deus que me ajude,amém

  33. marilia barreto disse:

    como receber o bolsa escola? onde devo ir

  34. fabiana fraga fernandes disse:

    tenho 4 filhos e so recebo 300 reias enquanto isso tem gente que com dois ou tres filhos recebe de 400 a 500 reis gostaria de saber porque antes quando eu tinha tres filhos so recebia 182 reais tem gente tem condiçao boa e recebe sem nesecidade o bolsa familia tirando o direito de outras pessoas receberem o beneficio nao acho justo bom esse e o meu comentario verdadeiro

  35. sandra disse:

    quero saber se possso me inscrever no bolsa escola e como devo fazer.

  36. rafael disse:

    meu comentario e que, minha vo, tem com ela 3 maninos de 13 a 11 anoa cada, e a algum tempo atras fez dez anos que ela fez esse cadastro e so agora veio sair, mais em menos de um ano, cortaram o bolsa escola dela por ela ser apusentada. eu acho isso errado por que o dinheiro da escola e para os alunos que estudam, ou seja para ajudar na compra de coisas importantantes da escola, isso não tem nada ave com o fato de minha avo ser apusentada, por que as crinças estão estudando para ganhar esse beneficio, então eu queria saber se isso e serto.

  37. isabel eliza s. rosado disse:

    como faço pra entrar no programa bolsa escola

  38. sylma disse:

    eu gostaria de saber porque eu so recebo 70,00 de meus dois filhos.
    pois tenho colegas que recebem quase 300,00 ,tendo dois filhos também.

  39. ´carolina disse:

    oi venho mais uma vez pedir aajudar de vcs pra meus fihlos Cassiane Izabel e Ruan eles pressizar de dinhiro do bousa escola . muto grata pela ajudar

  40. divanir castro de moraes disse:

    tenho 3 filhos já faz 4 anos q não recebo esse beneficio,e preciso muito,o que houve de errado,fiz tudo que me pediram,a quem posso recorrer

  41. gisele pacheco disse:

    ola gostaria de saber como faco para mim se cadastrar

  42. elilianne do livramento almeida alves disse:

    eu quero um novo cartao do bolça escola ,pos esqueci a minha senha

  43. Edivania Belarmino disse:

    Eu tenho 3 filhos e recebo 202 reais não trabalho e tem pessoas aqui onde moro em que recebe muito mais e não precisa. Agora já eu preciso muito que Deus realizem que aumente o bolsa família

  44. Edivania Belarmino disse:

    Queria muito participar do bolsa escolar eu preciso muito eu tenho 3 filhos pequeno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *