Menu

Educação

Atualizado em 17 de setembro de 2013, às 10:10 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Bolsa de estudos MEC 2014

O Ministério da Educação lançará o programa Quero ser Cientista, Quero ser Professo, que beneficiará alunos do ensino médio, matriculados na rede pública em todo o Brasil.

Com o objetivo de estimular os estudantes do ensino médio de todo o Brasil, matriculados nas escolas da rede pública, a seguirem carreira nas áreas de física, química, biologia e matemática, o Ministério da Educação (MEC) vai lançar um novo programa de bolsas de estudo.

655300 bolsas de estudo mec 2014 600x600 Bolsa de estudos MEC 2014O MEC está preparando um novo programa de bolsas de estudo, que beneficiará aos estudantes do ensino médio (Foto: Divulgação)

Intitulado “Quero ser Cientista, Quero ser Professor”, o novo programa concederá bolsas mensais de R$ 150,00 para os estudantes do 2º grau que optarem por ingressar em cursos de nível superior (licenciatura) de uma das áreas citadas acima, para futura atuação como professores ou profissionais desses segmentos.

A ideia, de acordo com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, é acabar com o déficit de 170.000 professores que existe atualmente nas disciplinas de química, física e matemática, especificamente no setor público. A demanda por matrículas no ensino superior, nessas áreas, é de 3%, conforme o ministro.

Como funcionará o programa “Quero ser Cientista, Quero ser Professor”

655300 bolsas de estudo mec 2014 1 600x600 Bolsa de estudos MEC 2014As bolsas serão distribuídas aos alunos interessados em ingressar nos cursos superiores de Matemática, Física, Biologia ou Química (Foto: Divulgação)

O programa Quero ser Cientista, Quero ser Professor, funcionará de forma semelhante aos projetos de iniciação científica que já existem nas instituições de ensino superior, ou seja, os estudantes contarão com a ajuda de um professor orientador para desenvolver projeto de pesquisa.

Os alunos beneficiados com as bolsas de estudo MEC 2014 terão uma jornada de estudos maior, devido às tarefas de desenvolvimento do projeto, e ao final, deverão concorrer a uma vaga na área de exatas, no ensino superior, podendo seguir carreira, posteriormente, como professores ou atuarem como matemáticos, químicos ou físicos.

O professor orientador, que terá ainda a ajuda de um pesquisador selecionado pela universidade, também receberá bolsa, mas o valor ainda não foi divulgado pelo MEC. Outro detalhe importante a respeito do programa é que de acordo com a previsão inicial, 30.000 bolsas serão distribuídas no primeiro momento, número que poderá chegar a 100.000 futuramente.

Seleção de alunos para as bolsas de estudo do MEC 2014

655300 bolsas de estudo mec 2014 2 600x600 Bolsa de estudos MEC 2014O programa Quero ser Cientista, Quero ser Professor terá abrangência nacional, beneficiando os alunos de escolas públicas (Foto: Divulgação)

Ainda não foi definido como será realizado o processo de seleção para a primeira edição desse novo programa de bolsa de estudos do MEC, como a partir de que série os estudantes do ensino médio poderão participar ou mesmo como acontecerá a seleção dos candidatos, informações que devem ser divulgadas em breve.

O que se sabe é que o programa terá abrangência nacional e poderá distribuir as primeiras bolsas já no primeiro semestre de 2014.

Outras bolsas de estudo oferecidas pelo MEC

O MEC tem ainda diversas outras modalidades de bolsas de estudo oferecidas para estudantes de diferentes níveis de escolaridade. Um dos programas é o Ciência sem Fronteiras, que permite a alunos de graduação e pós-graduação complementar os estudos no exterior.

Maiores informações podem ser obtidas no site do MEC.