Menu

Culinária

Atualizado em 17 de agosto de 2012, às 16:55
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Bolo de chocolate com amêndoas

Receita de bolo de chocolate com amêndoas: conheça o modo de fazer.

Preparada com chocolate meio amargo e essência de amêndoas, a receita de bolo de chocolate com amêndoas deve ser servida gelada e se você não gostar ou não tiver amêndoas em casa pode trocá-las por castanha de caju ou amendoim. Confira como preparar.

Bolo de chocolate com amêndoas

Ingredientes

3 tabletes ou 600 gramas de chocolate meio amargo

1 colher (café) de essência de amêndoas

1/2 xícara (chá) de amêndoas torradas e em lascas

2 ovos

8 colheres (sopa) de manteiga

 1 xícara (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de leite quente

8 colheres (sopa) de creme de leite

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

501153 Bolo de chocolate com amêndoas 2 Bolo de chocolate com amêndoasAs lascas de amêndoas decoram o bolo (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Na batedeira, bata o açúcar, 6 1/2 colheres (sopa) de manteiga e as gemas durante cinco minutos. Reserve a mistura. Em banho-maria, derreta 1 tablete (200 gramas) do chocolate e adicione à mistura de açúcar. Peneire a farinha de trigo e o fermento e coloque na batedeira, alternando com o chocolate e o leite. Bata os ingredientes durante 10 minutos na batedeira e reserve. Após bater as claras em neve incorpore-as aos poucos à massa. Passe para uma forma (untada com 1 colher (sopa) de manteiga e enfarinhada) e asse o bolo de chocolate em forno preaquecido na temperatura média até que ao enfiar um garfo ou um palito ele continue limpo.  Aguarde esfriar e coloque na geladeira.

501153 Bolo de chocolate com amêndoas 1 Bolo de chocolate com amêndoasBolo de chocolate com amêndoas (Foto: divulgação)

Recheio

Para fazer o recheio do bolo de chocolate com amêndoas, leve ao fogo alto, uma panela com 1/2 colher (sopa) de manteiga e o creme de leite. Aguarde três minutos ou até iniciar fervura para desligar. Rale o chocolate restante e adicione-o, com a essência de amêndoas, à mistura de manteiga. Mexa até que o chocolate derreta. Leve o creme para gelar durante duas horas. Após desenformar o bolo, remova as laterais e a superfície, corte-o no meio e coloque metade do recheio, cobrindo com a outra parte do bolo. Utilize o que sobrou do recheio para a cobertura e enfeite com as amêndoas torradas.

Mais receitas de bolo de chocolate: Receita: Bolo de Chocolate e Damasco

Receita de bolo de chocolate molhadinho