Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde > Bolhas no Pé: Como e Por Que se Formam?

Bolhas no Pé: Como e Por Que se Formam?

Por Redacao

Os pés são estruturados para duas finalidades básicas, sustentar o corpo e promover a locomoção, e garantir uma postura correta. Então, manter os pés saudáveis é proporcionar saúde a todo o corpo. Nossos pés possuem 26 ossos, 33 articulações e 112 ligamentos, são capazes de suportar um peso superior ao do nosso corpo, portanto cuidar deles regularmente é muito importante.

Evitar o aparecimento de bolhas é uma maneira muito eficaz de cuidar dos pés, para isso atente-se à alguns pontos importantes.

As bolhas acabam surgindo e incomodando muito a região atingida. Mas, o que realmente causam as bolhas nos pés?
Pode-se considerar essa situação como uma resposta do organismo ao que ele entende como uma agressão. Quando existe um atrito da pele com o calçado, meia, sujeira ou outro objeto estranho, como areia ou pó. As bolhas costumam aparecer com mais frequência nos pés de quem caminha muito ou pratica algum tipo de atividade física como futebol, ballet, trekking, ou corrida. Isto pode ocorre devido ao atrito, repetido diversas vezes, do sapato na mesma região do. A pele se irrita e surge um ferimento, assim o sistema de defesa entra em ação para proteger o local.

Decorre desta situação um aumento do fluxo sanguíneo no local afetado, dessa forma os vasos se dilatam e deixam extravasar a parte transparente do sangue um líquido que se acumula entre a epiderme, camada mais superficial da pele, e a derme, logo abaixo dela, o resultado: a bolha.

No líquido há células inflamatórias, que atuam na defesa do corpo contra agentes invasores, como as bactérias que aparecem na região machucada, evitando possíveis infecções na área.

Agora você já sabe o porque de o organismo produzir bolhas em determinadas regiões do corpo: é uma forma de defesa, mas é necessário prevenir as bolhas. A melhor maneira de fazer isso é escolher bem o calçado e as meias. Ao usar botas o ideal é colocar duas meias e apertá-las bem para evitar o atrito, quem pratica esportes ou caminhadas constantes deve proteger com esparadrapos os locais que costumam aparecer as bolhas. Outra maneira de evitar as bolhas é usar meias de algodão, pois absorvem a transpiração, não tome banho, principalmente quentes antes de fazer corrida ou caminhada, visto que após o banho a pele amolece e fica mais propensa a lesões por atrito.

No caso de aparecer as bolhas, o conselho é não mexer, faça um curativo com gazes secas e espere a bolha secar e curar sozinha, nunca estoure as bolhas, pois isso aumenta o risco de infecção, muito menos remova a pele que reveste a bolha. Você pode optar por pomadas que ajudam na cicatrização. Caso o aparecimento de bolhas seja um episódio repetitivo, fique atento, pois pode estar relacionado a outras doenças dermatológicas, como herpes, micoses ou disidrose.

Cuide bem de seus pés para evitar o aparecimento de qualquer lesão que possa atrapalhar o seu conforto ou afetar a estética.

Recomendado para você
Bem Estar

Complicações da cirurgia de pedra no rim

Saúde

Microcefalia entenda o que é

Saúde

Neosoro – Saiba tudo sobre Neosoro!

Saúde

Diferenças entre cirurgias do estômago

Comentários
  1. Francine disse:

    olá, tenho 21 anos e tenho varias bolhas em baixo do pé que coçam bastante e estouram saindo uma água, gostaria de saber o que são essas bolhas no meu pé?

  2. ALEXANDRE disse:

    TENHO BOLHAS NOS PES,SO EM UM PE E QUANDO ESTOURA AS BOLHAS APARECEM OUTRAS.ALGUMAS COM PUS OUTRAS NAO.
    A ONDE TEM AS BOLHAS A PELEFICA MAIS FINA E JA FAZ MAS DE MES E NAO SAROU ATE HOJE.

  3. Tamille disse:

    Muito boa a matéria, acabei de caminhar e o tenis me machucou e agora estou com 4 bolhas em um pé e 3 no outro rs e fiquei curiosa e queria saber como que ela se forma e porque. Adorei mesmo, parabéns pelo site 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *