Menu

Serviços

Atualizado em 1 de março de 2013, às 12:45 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Boletim de ocorrência MG: como fazer

Para registrar o Boletim de Ocorrência, basta procurar uma delegacia e relatar às autoridades o crime praticado.

A violência é um problema que atinge centenas de cidades brasileiras. O aumento da criminalidade é uma realidade vivida em praticamente todo o país, o que gera medo e insegurança na maioria das pessoas.

Entre os fatores que têm contribuindo para o seu avanço está a impunidade. A falta de leis severas e a lentidão do judiciário acabam até mesmo motivando a prática de crimes para alguns bandidos.

Por isso, é de extrema importância que as pessoas envolvidas em casos de violência não tenham medo de denunciar. O silêncio das vítimas também incentiva a criminalidade e abre espaço para que os meliantes possam atuar com ainda mais liberdade.

O que é boletim de ocorrência

588778 Boletim de ocorrência MG – como fazer Boletim de ocorrência MG: como fazerO aumento da criminalidade é uma realidade vivida em praticamente todo o país. (Foto: Divulgação).

Quem se submete a ações de marginais deve, por exemplo, registrar o Boletim de Ocorrência. Esse é o documento utilizado pelos órgãos da Polícia Civil, Federal, Militar, da Guarda Civil e do Corpo de Bombeiros para registrar a notícia de crime (notitia criminis) praticado em território nacional.

É ele quem formaliza o relato da vítima perante a autoridade policial. A partir de sua documentação, instaura-se o Inquérito Policial, visando à apuração do crime noticiado e o envolvimento dos prováveis suspeitos.

Saiba como funciona a delegacia eletrônica.

Como fazer boletim de ocorrência em MG

588778 Boletim de ocorrência MG – como fazer1 Boletim de ocorrência MG: como fazerNo registro do BO, você deve fornecer o máximo de informações às autoridades policiais. (Foto: Divulgação).

O registro do boletim de ocorrência pode ser feito em todo o país. Para efetuá-lo, basta procurar uma delegacia e relatar às autoridades o crime praticado, informando horário e local do acontecimento, características dos suspeitos, características dos objetos usados no crime (armas e veículos) entre outros.

A pessoa que estiver registrando o BO deve fornecer o máximo de dados sobre o acontecimento, para que a polícia tenha melhores condições de investigar o crime e capturar os envolvidos. Portanto, é importante manter a calma no momento do boletim para que você possa dar todos os esclarecimentos possíveis.

Veja também: Boletim de ocorrência online ES.

588778 Boletim de ocorrência MG – como fazer2 Boletim de ocorrência MG: como fazerEm MG, os cidadãos também podem solicitar o registro de boletim virtual, destinado apenas às ocorrências de trânsito. (Foto: Divulgação).

Em Minas Gerais, os cidadãos têm a opção de solicitar boletim de ocorrência virtual. Entretanto, o serviço só está disponível para as ocorrências de trânsito. Cada vez mais usado pelos brasileiros, ele tem se mostrado extremamente útil para desafogar as delegacias e permitir aos usuários o registro do BO com mais praticidade e eficiência.

A solicitação do boletim de ocorrência de trânsito em MG é disponibilizada pelo Sistema Integrado de Defesa Social. Para retirar o documento, basta informar os seguintes dados: ano de registro, número do boletim, nome completo, RG ou CPF do envolvido. Maiores informações estão disponíveis no site www.policiamilitar.mg.gov.br.