Menu

Decoração

Atualizado em 7 de março de 2013, às 12:10 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Bloco de concreto: vantagens e desvantagens

O bloco de concreto é usado principalmente nos processos construtivos industriais. Conheça os prós e contras do material.

O bloco de concreto tem conquistado cada vez mais espaço na área de materiais de construção. O produto é capaz de substituir o tijolo na alvenaria estrutural e garante um resultado maravilhoso para a obra.

590837 Bloco de concreto vantagens e desvantagens Bloco de concreto: vantagens e desvantagensO bloco de concreto é um material resistente, duradouro e que poupa revestimento. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Preços de blocos de concreto

Blocos de concreto na alvenaria

Apesar do bloco de concreto ser um material moderno, resistente e duradouro, ele necessita de um planejamento eficaz no processo construtivo. Para que o imóvel seja erguido com excelência, é importante contar com a mão de obra necessária e os equipamentos apropriados.

Antes de comprar blocos de concreto, o consumidor deve ficar atento a alguns itens básicos, como resistência mecânica, isolamento, peso, absorção de umidade e condução térmica.

A boa qualidade do bloco de concreto é comprovada através das características. O material deve ser homogêneo, apresentar arestas retas, superfície áspera e não absorver tanta umidade. Para garantir uma construção resistente, também é importante que os blocos estejam livres de trincas, fraturas, entre outros defeitos.

590837 Bloco de concreto vantagens e desvantagens 1 Bloco de concreto: vantagens e desvantagensAntes de comprar, o consumidor deve estar ciente da qualidade do bloco. (Foto:Divulgação)

O consumidor preocupado com a qualidade do bloco de concreto deve exigir o selo ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). Este recurso comprova que as medidas são precisas para que haja um nivelamento perfeito das paredes.

Vantagens do bloco de concreto

O bloco de concreto é considerado vantajoso para a alvenaria de vedação. As peças possuem medidas com tolerâncias pequenas, o que permite reduzir a aplicação do revestimento.

Além de facilitar o trabalho de alvenaria, o bloco de concreto também tem a vantagem de ser mais leve e ter um custo menor do que o do tijolo em uma grande construção

Os blocos de concreto são mais eficientes principalmente nas obras industriais, afinal, eles apresentam resistência e possuem medidas perfeitas para construir paredes grandes.

As peças de concreto garantem resultados esteticamente modernos, redução de mão de obra, facilidades para as instalações, menor desperdício e dimensões uniformes para se trabalhar.

590837 Bloco de concreto vantagens e desvantagens 2 Bloco de concreto: vantagens e desvantagensO bloco de concreto é mais usado em obras industriais. (Foto:Divulgação)

Desvantagens do bloco de concreto

Como qualquer outro material de construção, o bloco de concreto também tem o seu lado ruim. Ele não é a melhor opção quando se trata de construção residencial, normalmente as pessoas compram os tijolos convencionais para a obra, ou seja, os blocos cerâmicos.

Os blocos de concreto podem até favorecer uma estética mais moderna, mas eles não têm um bom desempenho de isolamento acústico ou térmico, como apresenta o tijolo convencional.

Como os tijolos ainda são mais vendidos nas lojas de materiais de construção, os blocos de concreto possuem um mercado menos aquecido.

Veja também: Blocos de concreto – preços, onde comprar