Celebridades

Biografia de Roberto Gómez Bolaños – Chaves

Por Andre
O Chaves é um dos principais personagens criados por Bolaños

Certamente você já escutou frases como “Não contavam com a minha astúcia!”, “Foi sem querer querendo”, “Isso, isso, isso…”, “Era exatamente o que eu ia dizer” e “Meus movimentos são friamente calculados”. Essas e tantas outras frases, que fazem a alegria tanto de crianças quanto de adultos, foram criadas por Roberto Gómez Bolaños, o intérprete dos famosos personagens Chaves e Chapolin Colorado.

Roberto Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929, e desde então sua vida esteve quase que sempre ligada ao mundo artístico, já que o seu pai era ilustrador de jornais e pintor. Apesar disso, Bolaños resolveu estudar e se formar em Engenharia Elétrica, porém, não chegou a exercer esta profissão.

O início no mundo artístico

Ele começou como redator publicitário e depois passou a ser roteirista, atuando logo a seguir como ator

Aos 22 anos, Bolaños conseguiu emprego em uma agência mexicana, para trabalhar como redator publicitário, e daí para a carreira de roteirista de TV, rádio e cinema, foi um pulo. Entre o final da década de 1950 e a primeira metade dos anos 60, ele se destacou bastante como roteirista de dois programas de sucesso na televisão mexicana, que foram “Cómicos y Canciones” e “El estudio de Pedro Vargas”, conquistando o primeiro lugar de audiência.

Foi nessa mesma época que ele ganhou o apelido “Chespirito”, dado pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que comparava os textos de Bolaños aos de Shakespeare (daí vem o apelido, que era a forma diminutiva de Shakespeare em espanhol).

Contratado por um canal de TV mexicano em 1968, Bolaños participava de um programa semanal de 30 minutos, e o sucesso foi tanto que a série ganhou mais meia-hora de duração e passou a se chamar Chespirito. Nascia ali a carreira de ator para ele, que começou a introduzir na série alguns dos seus personagens que se tornariam muito famosos a seguir.

Chapolin Colorado e Chaves

Chapolin Colorado

No início dos anos 70, o personagem Chapolin Colorado, uma espécie de anti-herói, surgiu no programa. Logo a seguir, apareceu o Chaves, um garoto pobre e órfão, de 8 anos de idade, que morava em uma vila. O sucesso veio rápido e poucos anos depois, os programas do Chaves e do Chapolin já eram exibidos em vários países latinos.

No Brasil, eles estão no ar desde o ano de 1984, exibidos pelo SBT, que recentemente recuperou alguns episódios perdidos.

Outras atividades

A turma do Chaves fora das telas

Além de atuar nas séries televisivas, Roberto Bolaños produziu, escreveu, dirigiu e atuou em cinco filmes, escreveu peças teatrais, telenovelas e também atuou como compositor. Quase todas aquelas músicas cantadas nos episódios de Chaves e Chapolin, foram compostas por ele.

Vida pessoal

Florinda Meza é a atual esposa de Roberto Bolaños

Roberto Bolaños é atualmente casado com Florinda Meza, atriz que interpretou a “Dona Florinda” e a “Pópis”, do seriado Chaves, além de diversas personagens femininas nos programas produzidos pelo marido. Eles se casaram em 2004, e vivem na Cidade do México.

Com a nova esposa, Bolaños não tem filhos, mas em seu casamento anterior foram gerados seis filhos.

Recomendado para você

Comentários

192 respostas para “Site Meu Vivo, www.vivo.com.br/meuvivo”

  1. cristovao brito disse:

    fui em uma das lojas aqui no Rio e fiquei esperando1hora e 20min esperando o atendimento mais nao pude esperar mais .pois tinha na minha frente mais 2 pessoas .uma loja deste porte fica inademicivel so ter uma pessoa para attender.[localizada na av:rio branco 156 3 piso] sem ninguen da uma justificativa.sou cliente dedsde quando a companhia surgiu no brasil.

  2. Gilberto Gaspar disse:

    Meu telefone fixo está mudo, e a internet funciona , o que será?, já troquei o aparelho e as tomadas.

  3. marcia jesus da silva souzamarcia disse:

    quero fazer um pedido de telefone fixo

  4. Geralda Marques Pereira Vicente disse:

    Quero fazer o cancelamento do plano do meu vivo, vivo controle ilimitado , linha ddd 011995018737

  5. Leonildo barbosa disse:

    A minha fatura é descontada no banco estou devendo OK

  6. fabiane silva de moraes disse:

    eu quero cancelar a internete que esta no nome do meu esposo e faz 4 horas q estou tentando e minguem me atende so colocam musica pra mim escutar não quero ouvir musica se vcs não me atender´pra canselar vou ir no procom e vou cancelar as 2 net q tenho to cansada de espera

  7. José Joaquim Veloso disse:

    quero que imediatamente cancelem meu plano vivo tudo, pois não quero meu número é ( 89) 81252611

  8. jeremias tome de oliveira disse:

    gostaria de recber a fatura do meu vivo todos meses no meu imal, obrigado

  9. Marcilei disse:

    quero resolver problemas da minha net , e ninguém resolve nem no 1058 e nem *8486, esse sistema da vivo é arcaico demais e ficam me mandando número de protocolo que nem fui atendido

  10. carlos roberto da silva disse:

    venho por meio desta ,informar a esta estimada empresa ; – Que nao recebo a minha fatura desde abril ,quero saber oq esta acontecendo do ocorrido ,pois meu telefone movel encontra-se broqueado ;peço no futuro mais atençao ,para q nao ocorra novamente esse problema ;pois os atendentes nao m ajudaram em nada…………………………………………………………..sem mais obrigado

  11. derenilson da silvasantos disse:

    desde de cinco meses atras eu venho tentando revolver um problema com a vivo ja passei por todos os atendentes ninguem resolve so mim enrola com meus pontos acumulados nao tenho nenhuma informaçao so presta para cobrar faturas vou procurar meus direito na procon

  12. Claudiléia de Amorim Santos disse:

    segunda via da conto referente ao mês 04 /15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *